Projeto de TCC - Logistica
Por: Brunaalmino • 18/11/2015 • Projeto de pesquisa • 2.955 Palavras (12 Páginas) • 1.928 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL – UEMS
UNIDADE UNIVERSITÁRIA PONTA PORÃ
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
BRUNA DANIELE ICASSATI ALMINO
CONTROLE DE ESTOQUES (LOGISTICA INTERNA) – UMA SURVEY EM EMPRESAS DE PONTA PORÃ
PROJETO DE PESQUISA
(Monografia)
PONTA PORÃ
2015
BRUNA DANIELE ICASSATI ALMINO
CONTROLE DE ESTOQUES (LOGISTICA INTERNA) – UMA SURVEY EM EMPRESAS DE PONTA PORÃ
Projeto de Monografia submetido ao Curso de graduação em Administração, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS. Coordenada pelo Profº Dr. Ernani Carpenedo Busanelo
PONTA PORÃ
2015[pic 2]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 CONTEXTUALIZACAO, DELIMITAÇÃO DO TEMA E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
3 OBJETIVOS
3.1 Objetivo geral
3.2 Objetivos Específicos
4 JUSTIFICATIVA E RELEVÂNCIA SOCIAL
5 HIPOTESES ou PRESSUPOSTOS DA PESQUISA
6 METODOLOGIA
6.1 Método
6.2 Seleção de Caso
6.3 Coleta de Dados
6.4 Instrumento de coleta ou pesquisa
7 REVISAO DE LITERATURA
7.1 Logística
7.2 Controle de Estoque
7.3 Planejamento e decisão em estoque
7.4 TICs e Estoque
REFERÊNCIAS
1 INTRODUÇÃO
As organizações que objetivam ganhar mercado e ser mais competitivos, devem dar a devida importância à logística, pois esta, trata da movimentação e armazenagem de materiais, que são de alta relevância para empresas de comércio que necessita de estoque.
O controle de estoques é uma das atividades da logística, segundo Moreira (2006) este pode ser considerado um instrumento que possibilita obter respostas para a tomada de decisão neste campo.
Este estudo objetiva identificar como se apresenta o controle de estoques das empresas de Ponta Porã – MS, e para melhor entender o problema que move esta pesquisa, faz-se a seguinte questão: “O uso de controle de estoque das empresas de Ponta Porã atendem aos preceitos para fim, apresentado pela literatura?”, a metodologia empregada é através de pesquisa quantitativa de natureza descritiva.
2 CONTEXTUALIZACAO, DELIMITAÇÃO DO TEMA E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
As organizações para alcançar seus propósitos, necessitam gerir todas as suas áreas com vista a isto, este entendimento se torna ainda mais importante, quanto mais competitivo for o mercado em que atua. Uma das áreas que deve receber atenção na condução do negócio é a logística.
A logística, que é entendida por Ballow (1993,p.24) com a prática empresarial que “[...] trata de todas atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final [...]”.
Tem-se que a logística para fins de estudos e gerenciamento subdivide-se em atividades primárias e de apoio.
Para Ballow (1993) as atividades primarias envolvem o transporte, manutenção de estoques e processamentos de pedido, sendo esta uma atividade essencial para a coordenação e cumprimento da tarefa logística. As atividades de apoio referem-se a armazenagem, manuseio de materiais, embalagem de proteção, suprimentos (obtenção), planejamento (programação) de produtos, e sistema de informação, podemos dizer que são atividades adicionais que apoia as atividades primárias.
Segundo Moreira (2006), o controle de estoque pode ser considerado um instrumento que possibilita obter respostas para a tomada de decisão neste campo.
Para Pozo (2007), o controle de estoques tende a envolver as seguintes variáveis:
- Previsão de demanda;
- Políticas de estoques;
- Ferramentas de avaliação dos níveis de estoques:
- Tempo de reposição;
- Ponto de pedido;
- Estoque mínimo;
- Estoque máximo;
- Lote de compras.
- Giro de estoque;
- Custos de estoque.
É possível perceber que as variáveis ou elementos envolvidos no controle quantitativo de estoques oferecem dados que irão servir de subsídios para o processo decisório em torno dos estoques. Não dispor de tais informações tende a trazer consequências no desempenho da empresa. Se por um lado, estoques em excesso absorvem recursos de forma demasiada, por outro, sua falta gera perda de faturamento e até mesmo cliente.
Frente a este contexto, é relevante que os elementos relacionados ao controle de estoques sejam estudados. Isso vai possibilitar reconhecer sua eficiência e performance, condição que contribui para o desempenho da empresa como um todo. Esta perspectiva deve ser levada em conta também, por empresas de PP-MS. Diante disso emerge a proposta da presente pesquisa que é, a partir da survey, investigar sobre o controle de estoques em empresas da cidade.
Para melhor entender o problema que move esta pesquisa, faz-se a seguinte questão:
...