Projeto integrador administrativo
Por: Carolvivi • 4/4/2016 • Monografia • 1.723 Palavras (7 Páginas) • 382 Visualizações
Pesquisa de Mercado
Estamos buscando se inserir no mercado de lanches naturais, em vista do grande mercado fitness e a crescente demanda, não somente de se alimentar-se de forma rápida e prática, mas também, com qualidade nos produtos ofertados e a qualidade de vida de nossos clientes. Para pessoas que buscam cada vez mais o bem estar e saúde acima de tudo, buscando se diferenciar das demais lanchonetes que oferencem lanches cada vez mais genéricos e processados aumentando cada vez mais os indices de obesidade e hipertensão causando maleficios a longo prazo, maleficios esses que são fatores de risco a saúde global. Segundo o Instituto para Métrica e Avaliação em Saúde (IHME), entre os dez fatores de risco mais abrangentes no planeta, seis estão ligadas direta ou indiretamente a alimentação, A hipertensão lidera o ranking desde 1990, e seu impacto na mortalidade cresceu 50% desde então e a obesidade fica em terceiro mas não menos preocupante, revela pesquisa feita pelo G1.com.
De acordo com o contexto que nos encontramos, pode-se observar o momento e o nicho adequado para o inicio das atividades de nossa lanchonete com carápio saudavel e com qualidade de vida, nesse mundo contemporaneo em que vivemos, cada vez mais corrido e movimentado, onde o individuo não tem condições adequadas para se alimentar de forma correta e saudadevel onde acaba recorrendo a alimentos que nada agregam ao seu organismo e seu desempenho no dia dia, e ainda trazendo complicações mais cedo ou mais tarde para sua saúde.
Nossa empresa se chama Lifestyle e se encontra no setor de lanchonetes, ela já se encontra no mercado desde2012 e já possue uma boa carteira de clientes e seu conceito diante dos mesmos vem aumentando ano após ano, e estamos em períodos importantes de evolução e desenvolvimento para que logo estejamos a frente de nossos concorrentes sendo referênciaem alimentação saudavel.
Missão
A Lifestyle vem com o compromisso de levar, através dos alimentos, qualidade de vida, praticidade e rapidez, mas acima de tudo levar bons abitos alimentares, oferencendo lanches e bebidas diferenciados no seu preparo e escolha de seus igredientes, através de profissionais qualificados, afim de levar a melhor refeição com qualidade e saúde até nossos cliente os beneficiando a curto e longo prazo.
Visão
Nós enquanto colaboradores da Lifestyle, temos a pretensão de levarmos nossa marca todos os mercados e leva-la a ser não só um nome ou mais uma opção em alimentação, mas sim uma cultura, um estilo de vida, como sugeri o nome. Disseminar essa cultura é o nosso foco, levar a Lifestyle para a vida das pessoas e para qualquer pessoa dentro de 5 anos, e dentro desse período sejamos referencia e alimentação e uma das primeiras no setor de lanchonetes no Brasil.
Valores
Agregar valores para nossos clientes é nosso pricípio, transformar as vidas das pessoas que buscam uma vida saudavel e principalmente levar a vida saudavel para quem não leva uma vida regrada de saúde e bons abitos, não somente prestar um serviço ou entregar um produto de qualidade, mas sim agregar esses dois fatores a uma mudança de maus abitos e costumes que causam levando a uma cultura de qualidade de vida e melhor pespectiva dela.
Objetivos: Mostra ao mundo que dá pra se alimentar de forma rápida e saudavel sem degradar sua saúde e seu corpo.
Metas: Dentro de 5 anos sermos referencia de saúde, bem estar, bons abitos e cosntumes, no ramo de alimentação e lanches.
Razão Social: Cultura Alimentar LTDA.
Equipe geral e organograma
Visto a necessidade de um ambiente melhor para se trabalhar, iremos colocar algumas situações para que possamos nos adequar a um comportamento organizacional.
No primeiro momento o que se deve fazer é qualificar a gestão da organização, visto que em uma equipe de quatro gestores, somente uma possui qualificação acadêmica, que é uma nutricionista e a mesma é responsável pela gestão, essa equipe é composta por gerente, monitor e controlador de produção. Nessa equipe existe uma divisão, onde a nutricionista é responsável pela parte burocrática, como fazer compras algumas com fornecedores, outras diretamente da central de compras da empresa, documentação, treinamento sobre higiene e limpeza.
Na parte de operação, ficam responsáveis o gerente, monitor e controlador de produção, onde o gerente é o responsável pela operação, a essas tarefas são atribuídas toda a organização da loja, como limpeza, arrumação de produtos e equipamentos, verificar se está sendo realizado um bom atendimento, se existe algum problema de relacionamento entre os funcionários, se todos os funcionários estão seguindo as regras e normas estabelecidas, em outras tarefas.
A função do monitor é verificar se o treinamento está sendo realizado em todos os setores, visto que os próprios funcionários é que tem essa tarefa. A função do controlador de produção é manter sua equipe de produção sempre aposta, para produzir com qualidade, velocidade, padrão e agilidade, desde a matéria-prima até o produto acabado.
Entretanto, analisando essas tarefas, vimos alguns pontos que deverão ser revistos, fazendo uma análise levando em consideração os fatores externos que têm impacto sobre a organização e essa análise pode gerar uma lista infinita de fatores e nem todos serão significativos, onde o modelo proposto pele empresa estabelece uma estrutura que ordena um conjunto de fatores extremamente complexos, iremos propor uma reestruturação no setor que influenciará a todos na empresa, que é a qualificação de todos os funcionários sem restrições de cargos.
Nosso investimento inicial é de R$ 700.000,00 para compra de equipamentos e insumos, a parte, a loja terá R$ 2.500,00 de capital de giro.
O organograma da empresa Lifestyle
Análise SWOT
- Oportunidades
- Mercado em grande crescimento
- Grande aceitação do público alvo
- Grande possibilidade de expanção de mercado
- Ameaças
- Concorrentes que já atuam no mercado em questão
- Novos entrentes
- Facilidade na entrada de novos concorrentes
- Forças
- Já estar inserido no mercado
- Força da marca
- Atendimento
- Processos de produção
- Fraquesas
- Fornecedores
...