PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA
Por: PauloRPS • 31/3/2019 • Relatório de pesquisa • 1.785 Palavras (8 Páginas) • 157 Visualizações
Paulo Ricardo de Oliveira Júnior
PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA
Disciplina: Introdução a modalidade EAD
Montes Claros
Fevereiro/2019
INTRODUÇÃO
Na atual conjuntura tecnológica, o mundo em que vivemos passou por grandes transformações em várias áreas como a medicina nuclear, as indústrias, fábricas que possuem processo bem complexo de automatização, entre outros.
A área da educação não poderia ficar de fora. A aula presencial ainda é a principal forma de inserção e interação entre alunos e professores no ambiente de ensino. Entretanto, com o avanço tecnológico e da informática, foi permitido uma ampliação dos modelos e das velhas formas de ensino com estamos acostumados.
A educação à distância vem se ampliando e crescendo bastante nos últimos anos, devido ao fácil acesso à internet por grande parte da população hoje em dia, à falta de tempo das pessoas em se deslocarem e à praticidade e flexibilidade na realização das atividades, o que permite o aluno fazer e organizar seu tempo sem estar preso a um horário diário para comparecer a uma instituição de ensino.
Percebendo que hoje em dia a presença da informática e do computador nas nossas vidas se faz cada vez mais necessária, irei abordar no próximo tópico resumidamente sobre o início e evolução da informática e dos computadores e sobre alguns conceitos, ferramentas e mecanismos indispensáveis na utilização do computador da informática no geral.
DESENVOLVIMENTO
Ao longo da evolução da humanidade e das demandas dos seres humanos, o homem precisou criar mecanismos para armazenar informações visando facilitar seu dia a dia. Na antiguidade, os pastores gregos e egípcios iniciaram um processo de contagem primitivo baseado na equivalência, onde cada animal equivalia a uma pedra, e cada pedra a mais equivalia a um animal perdido.
Com o passar dos anos devido à necessidade, o homem consegue criar um sistema de controle rudimentar, o ábaco, que facilitou a vida do homem na realização de operações matemáticas. O desenvolvimento da eletrônica foi de bastante importância para a evolução da informática, pois tornou possível a criação de dispositivos capazes de automatizar tarefas realizadas pelo homem. Foi então que surgiu o primeiro computador.
Os computadores evoluíram através dos avanços tecnológicos tendo em vista, que os dispositivos utilizados mudavam a cada geração. Na primeira geração o dispositivo utilizado para a construção dos computadores que eram gigantescos, chegando a ocupar espaços do tamanho de uma sala, foi a válvula à vácuo. Já na segunda para a terceira geração, ocorreu a substituição da válvula à vácuo pelo transistor, estendendo o uso dos computadores às áreas administrativas e gerenciais, e não apenas às áreas científica e militar. Com o passar dos anos, foram surgindo equipamentos cada vez mais menores, mais rápidos e mais baratos.
Na quarta geração, foi onde começaram a ser utilizados os circuitos integrados, que são circuitos eletrônicos completos compostos por um pequeno chip de silício, tendo como vantagem dessa evolução a confiabilidade, tamanho reduzido e baixo custo. Na quinta geração, geração em que estamos, é quando aparece pela primeira vez o processador. O processador ou CPU, tem como função o processamento de dados e sua consequente transformação em informações. Além do surgimento do processador, é também nessa geração que surge o disquete como unidade de armazenamento.
Com relação a classificação dos computadores, esta pode ser feita de acordo com alguns critérios como finalidade de uso, tamanho e poder de processamento.
Um computador muito utilizado é o computador pessoal, conhecido também como microcomputador e popularmente conhecido pela sigla PC (Personal Computer). Ele é destinado ao uso doméstico, levando-se em conta o seu preço, tamanho e facilidade de uso.
Existem também o laptop ou notebook, que é um computador com tamanho menor e com facilidade de deslocamento, podendo ser levado a qualquer lugar e ser usado por algumas horas sem estar conectado à uma rede elétrica.
Já os computadores de grande porte são os chamados Mainframe. Geralmente possuem manutenção bastante cara e custo muito elevado, sendo assim utilizados apenas por grandes corporações. São computadores com a velocidade de processamento bastante superior e uma alta capacidade para a manipulação de informações.
Diferentemente do que a maioria das pessoas pensam, a informática não está associada apenas ao uso de computadores. Um exemplo de informática na vida das pessoas sem ter essa associação a computadores são as portas automáticas de hotéis e shoppings que abrem quando alguém se aproxima delas. Isso acontece porque nelas existem sensores eletrônicos que coletam dados e posteriormente geram informações de que alguém deseja entrar e então a porta é aberta automaticamente.
A palavra informática teve sua origem no ano de 1957, através de Karl Steinbuch, um engenheiro elétrico alemão, ciberneticista e teórico da informação. Ele cunhou o termo Informatik, palavra alemã para informática.
A informática é utilizada em diversas áreas do nosso cotidiano. Na área do comércio a vemos a informática através da catalogação de produtos e gestão de estoque, por exemplo. Na pesquisa científica a informática é muito utilizada na realização de cálculos complexos e simulação de ambientes.
Na atividade bancária, a informática está presente nas transações com cartão de débito e crédito, projeções financeiras, homebanking – que é o acesso a informação em casa – entre outros. Na agricultura vemos a contribuição da informática através de cálculos para o custo por hectare, balancear rações, rastreamento de animais, etc. Na educação a informática possibilita aos educadores utilizarem dos mais diversos recursos computacionais para estimular o raciocínio e o pensamento crítico dos estudantes, além das ferramentas como ambientes virtuais de ensino, fóruns, chats, etc.
...