Qual a importância da política e do estado como instâncias necessárias à superação da divida social que o País tem com grande parte de seus cidadãos?
Por: ani15 • 14/4/2015 • Trabalho acadêmico • 280 Palavras (2 Páginas) • 980 Visualizações
Qual a importância da política e do estado como instâncias necessárias à superação da divida social que o País tem com grande parte de seus cidadãos?
Política e Estado como instâncias necessárias à superação da divida social
É através da política que alcançamos os objetivos desejados pela população, objetivos esses que tem como prioridade a saúde, educação, segurança, cultura, lazer e a melhoria parcial da qualidade de vida do cidadão, e nós cidadãos ocupamos um papel importante na sociedade que é participar de forma democrática na escolha dos líderes que vão nos representar no atual governo. O cidadão tem nas mão o poder de escolher o que é melhor pra si e para o país.
O Estado tem que tentar combater as situações de desigualdade, carência e limitações de autonomia consideradas socialmente injustas. Para isso, é preciso ter proteção social, no qual, as políticas sociais visam ajudar as pessoas que estão em estado de pobreza e que não possam trabalhar por motivos de força maiores, como no caso de idosos e deficientes que possuem algumas limitações.
Nessa parte entraria os beneficíos que são operados pela seguridade social, que sem ele a pobreza utrapassaria a metade da população, aumentando assim, a indigência em todas as regiões. Mas, é claro que fora as formas de assistencia social e de seguro social, é preciso que o Estado garanta mellhoria da educação, para que toda a população tenha direitos iguais para concorrer uma vaga no mercado de trabalho que esta cada vez mais amplo, concorrido e exigente e para obter um emprego digno, pois o crescimento da pobreza está ligado ao crescimento do desemprego. E o mercado atualmente precisa de pessoas capacitadas e formadas na área especifica.
...