TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário de Jogos de Empresas

Por:   •  8/10/2015  •  Resenha  •  5.571 Palavras (23 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 23

FACULDADE ANHANGUERA

COMUNICAÇÃO SOCIAL-PUBLICIDADE E PROPAGANDA

PLANEJAMENTO DE MARKETING:

THE LAST FOLK STORE

ANÁPOLIS

2015

FACULDADE ANHANGUERA

COMUNICAÇÃO SOCIAL-PUBLICIDADE E PROPAGANDA

EDMAR DE ALMEIDA FILHO -3715639106

FRANCINE UMBELINO DE SOUZA – 3708623187

ISABELLE FERNANDA SOUZA - 3708607204

JOÃO FILIPE SILVA COTTA – 3708615810

LOHANE FRANÇA NOGUEIRA – 3776766424

RAÍSSA DE A. OLIVEIRA – 3767738907

ANÁPOLIS

2015


  1. PLANEJAMENTO DE MARKETING

Para Westwood (1996), nenhuma companhia pode sobreviver no mundo moderno a menos que planeje o futuro.

Kotler e Fox (1994, p.24) definem que:

“Marketing é análise, planejamento, implementação e controle de programas cuidadosamente formulados para causar trocas voluntárias de valores com mercados-alvo e alcançar os objetivos institucionais. Marketing envolve programar as ofertas para atender às necessidades e aos desejos de mercados-alvo usando preço, comunicação e distribuição eficazes para informar, motivar e atender a esses mercados”.

O processo de planejamento de marketing está resumido no esquema abaixo:

[pic 1]

Figura 1 : Processo de Planejamento de Marketing Fonte: PIZZINATTO, NadiaKassouf; SILVA, Dirceu. Relação entre o Planejamento Estratégico e o Planejamento de Marketing. cap.12, in ACEVEDO, Claudia Rosa, (org.) et al, Fundamentos de Marketing. Itu-SP.: Ottoni, 2009. p. 219-234.

  1. Missão

Valorizar as individualidades dos clientes, além de proporcionar a expressão da personalidade através de peças versáteis que permitam estar bem vestidos em qualquer ocasião.

  1. Visão

Ser referência no mercado da moda, oferecendo exclusividade e versatilidade aos nossos clientes.

  1. Valores

Preocupação com o meio ambiente;

Credibilidade;

Ética;

Respeito;

  1. Análise situacional

        Segundo Paiva (2009, p.64) “A análise da situação é feita com base nas informações obtidas no briefing. Acrescendo a isso sua análise crítica sobre a situação em que se encontra no momento, como ela chegou lá.”

O mercado da moda representa uma parcela bastante significativa no cenário econômico nacional, se tornando responsável por 6,8% de toda a renda bruta do país (IBGE/Abicalçados/ABIT). Em Goiás, esse dado se comprova principalmente no ano de 2014, no qual foi gasto pelos goianos um montante de 2,8 bilhões de reais, apenas com vestuário. Dentre as classes sociais que mais se destacaram no ranking de consumo estão a B e C com total de 82% de participação segundo a IPC Maps 2014.

Com um mercado bastante saturado e concorrência acirrada este cenário nos leva ao surgimento de novas tendências, como por exemplo, o varejo online (e-commerce formal e informal), o qual permite que o consumidor em meio a uma rotina agitada consiga encontrar facilidades para fazer suas compras em horários de atendimento diferenciado das lojas convencionais; já o comércio de rua ainda permite uma maior segurança para o público que ainda não possui o hábito de consumo online, bem como uma maior acessibilidade, não restringindo a sua localização apenas às grandes superfícies comerciais.

As mulheres representam uma parcela maior deste nicho e apresentam comportamentos diferentes no momento de decisão da compra. Para elas os fatores psicológicos possuem grande influência e, portanto, elas são facilmente estimuladas pelas marcas e ações de marketing.

Ícones de moda são estratégias bastante utilizadas pelos meios midiáticos e publicitários para influenciar e persuadir essas mulheres, a fim de promover mudanças de hábitos, ditadas por referenciais de moda no âmbito social. Isso faz com que surja uma boa oportunidade para o mercado da moda segundo a lista de tendências de negócios para 2015, divulgada pelo SEBRAE.

Tais características atendem aos hábitos de consumo do público-alvo referente à marca The Last Folk Store, indivíduos de 18 a 22 anos, cuja rotina começa a ser incorporada por novas atividades sociais (faculdade/trabalho), gerando necessidade e cuidado maior a cerca de sua aparência e modo de se vestir.

A moda alternativa, segmento no qual faz parte a empresa The Last Folk Store, reúne essas características, porém se apresenta com mais individualidade para seus consumidores proporcionando originalidade através de peças versáteis, as quais possibilitam uma liberdade de combinações para expressão de personalidade e estilo em diferentes ocasiões.

  1. Ambiente Demográfico

Segundo o site do Governo de Goiás, o Brasil é um país com predominância na zona tropical e que apresenta poucas variações em sua temperatura, com média de 20 °C os climas quentes e úmidos prevalecem. Goiás está localizado no centro do país, suas temperaturas são altas e se mantém na maior parte do ano, fator interessante para o seguimento de moda alternativa que permite a adaptação do look de acordo com a temperatura do dia, optando por tecidos leves para dias quentes ou mais grossos quando a temperatura estiver baixa.

Alguns fatores relacionados às inconstâncias climáticas podem ser pontos negativos, como a imprevisibilidade das temperaturas e mudança no planejamento das empresas para determinada época do ano.

Em todo o país, o perfil dominante da população é feminino, sendo que desta, 59% compram pela internet, segundo pesquisa realizada pelo IBOPE em dezembro de 2012. Este dado gera um ponto positivo, pois o maior número de vendas da empresa The Last Folk Store é para este público. A classe C, também predominante no estado de Goiás, com 57,92%,  é um outro ponto favorável,  já que ela representa um das maiores parcelas de consumo de moda no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.7 Kb)   pdf (413.9 Kb)   docx (414 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com