TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Administração de Produção e Logistica

Por:   •  4/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.023 Palavras (9 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 9

EXERCÍCIO 01: Os processos denominados contínuos, dentro dos sistemas de produção, possuem uma característica de continuidade na produção que orienta, em maior ou menor grau, o trabalho fabril num grande número de ramos industriais:

química, petroquímica, nuclear, siderurgia, papel e celulose, cimento etc. Apresente

as principais características tecnológicas desses tipos de sistemas.

Uma das principais características do processo contínuo é produzir maior quantidade de um determinado produto em um menor espaço de tempo possível. Um processo contínuo é coerente, constante e interrupto no processamento de um bem ou produto. É projetada para que haja fluxo contínuo de produção a partir de máquinas e robôs, procurando nunca interromper os processos produtivos.

Podemos citar como exemplo de um processo contínuo a refinação de petróleo bruto ou a produção de vidro, que uma vez a areia de sílica utilizada for derretida, ela precisa ficar assim até que seja concluída a moldagem do vidro, caso contrário pode ocorrer atrasos no processo de fabricação. Outro fator determinante pode ser considerado a qualidade exigida do produto, que desde quando a quantidade e a matéria prima são os mesmos, o processo permanece inalterado.

EXERCÍCIO 02: A Gráfica Alfa Ltda-ME foi fundada em 2005 e, desde então, foram feitos investimentos em tecnologia e novos equipamentos, modernização esta, que culminará com a inauguração da nova sede da Gráfica, prevista para setembro de

2016. Normalmente, o típico sistema utilizado na indústria gráfica é o sistema job-

shop, nesse sentido, quais as características desse sistema de produção e em qual grande grupo de sistemas se enquadra?

O sistema Job-shop, ou processo por tarefa, é um sistema intermitente, que atende a uma ampla variedade de produtos com baixos volumes. Após a fabricação de um produto, este dá lugar a outro, voltando a ser produzido somente quando for demandado novamente. Isto acontece frequentemente nas gráficas, pois o cliente apresenta seu pedido com o modelo pronto, do que deseja que seja fabricado. Este lote será fabricado apenas uma vez e só voltará a ser fabricado se o cliente solicitar. O Job Shop pertence ao grupo de sistemas de produção por encomenda e tem como características a flexibilidade, estrutura achatada e dividida por funções, operações

descentralizadas e empreendedoras, controles focados no material e mão de obra e estoque pequeno visando atender pedidos.

EXERCÍCIO 03: A Cooperativa Avipan Ltda., organização localizada na região do

Vale do Taquari, Rio Grande do Sul. Suas Unidades Industriais são formadas pela Fábrica de Rações, em Estrela; Frigorífico de Aves, em Westfália; e Indústria de Laticínios, em Teutônia. A organização atualmente supera o faturamento de R$ 300 milhões/ano e apresenta quadro de aproximadamente 4.000 associados. Seu negócio é a produção e transformação de alimentos. Dentro do contexto apresentado, discuta sobre o conceito de logística, seus principais elementos e a sua importância na gestão de operações da empresa.

A logística é essencial atualmente para o pleno funcionamento das empresas, principalmente as de grande porte como citadas acima. O processo de logística é associado à movimentação eficiente de produtos acabados, visando planejar, implementar e controlar do melhor modo, do custo do fluxo e estocagem dos materiais, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com a finalidade de se ajustar ao que o cliente necessita. Todas as organizações precisam adquirir produtos com fornecedores, guardá-los, cuidar da segurança e manutenção, buscando estocar e distribuir nos pontos ou para o consumidor final. Essas funções são operações da logística, e o modo como é realizada cada etapa é decisivo para que sejam oferecidos produtos de qualidade em um bom tempo. Os processos logísticos são indispensáveis e sem eles é impossível um bom desenvolvimento da empresa. Conhecendo bem a logística, é possível desenvolver as tarefas de rotina da companhia e também contribuir para o planejamento estratégico que visa reduzir custos e melhorar a produtividade, tendo assim um eficiente processo logístico.

EXERCÍCIO 04: Uma empresa manufatureira que pretenda alcançar e manter liderança em custo, dentro do contexto atual de globalização da economia - onde o valor (preço) dos bens e serviços é determinado pelas condições de oferta e procura

- deve, continuamente, enfocar a produção com uma visão estratégica, buscando,

além da qualidade do produto e prazos de entrega que satisfaçam às necessidades dos clientes, um combate total ao desperdício, procurando eliminar todos os

processos e funções que não agreguem valor ao produto. Como a utilização de um sistema Just in Time ajudará a alcançar este objetivo?

O processo Just in Time é considerado um sistema de reorganização do ambiente produtivo, que tem como objetivo produzir a quantidade demandada com qualidade perfeita, sem excessos e de forma rápida. Nada deverá ser produzido, comprado e transportado antes da hora certa. É um sistema aplicado para reduzir os estoques e os custos do processo, relacionando a produção com a demanda, buscando a eliminação do desperdício e de processos desnecessários. O sistema Just in Time é aplicado de forma que a matéria prima chegue ao local de utilização somente no momento exato que for necessário, ou seja, os produtos somente serão fabricados quando for realizado um pedido, eliminando e evitando assim que exista estoque parado. O JIT por si só leva a um processo de melhoria contínua, pois exige o desenvolvimento e a padronização da empresa, sempre buscando o melhor em todas as partes e visando tornar a organização competitiva. Dessa forma, a implantação deste processo exigirá uma mudança de cultura e treinamento a todos os envolvidos no sistema, mas tende a promover bons resultados.

EXERCÍCIO 05: Em um ambiente cada vez mais competitivo, as organizações estão

continuamente buscando mecanismos que permitam a otimização dos resultados operacionais. Como as práticas de melhoria contínua (Kaizen) podem contribuir para a implementação do sistema Just in Time?

A metodologia Kaizen de melhoria contínua prevê que nenhum dia deve se passar na empresa sem que haja alguma melhoria, seja na estrutura organizacional ou na vida dos funcionários. É um sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (58.6 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com