Questões de Economia Empresarial
Por: Gigesser • 24/5/2016 • Ensaio • 540 Palavras (3 Páginas) • 443 Visualizações
Questões de Economia Empresarial
- A) Custo de oportunidade está associado àquilo a que um agente econômico renuncia na hora de tomar uma decisão, ou seja, custo de oportunidade é aquilo que deixamos de realizar para fazer outro investimento.
B) Aconselharia ele para estudar melhor a abertura da empresa, pois sua receita, com a abertura da empresa, em média seria 45.000, ficando assim sem seu dinheiro na poupança que com 30.000,00 rendiria 6.000,00 ao ano e com o salário dele ele poderia economizar e guardar mais uma fatia desse valor na sua poupança, onde assim seu rendimento anual passaria da lucratividade do seu negócio.
c) Neste caso do mesmo modo aconselharia para estudar melhor a abertura da empresa, mesmo o rendimento da sua poupança ser baixo, aconselharia ele a aplicar este valor em algum fundo de investimento onde a rentabilidade é maior. Ainda assim ele tem a sua poupança mais o seu salário que é fixo e que poderia ser investido uma parte também.
- Déficit fiscal: governo gasta mais do que arrecada, exceto despesas financeiras.
Assim sua credibilidade ficará abalada e o governo passará e a ser um devedor. Os investidores por sua vez perceberão o risco maior no país e exigirão do governo juros maiores em um prazo menor para financiar o governo.
O governo terá que aumentar a taxa de juros e diminuir seus investimentos e gastos, fazendo assim com o PIB pare de crescer e alterando seu crescimento.
- Superávit primário é quando o governo possuí saldo positivo, ou seja gasta menos do que ganha, ou seja a dívida do país está diminuindo. Com isso os investidores observam a relação dívida/PIB quanto menor esta relação, maior será a confiabilidade do país.
- Política fiscal expansionista – é quando o PIB encontra-se abaixo do planejado, ocasionando desemprego e o Ministro da Fazenda atua de modo a acelerar o mercado (redução de impostos, aumento de gastos do governo, aumento de crédito cedido pelo BNDES).
Política fiscal contracionista– é quando o PIB encontra-se acima do planejado, ocasionando a inflação e o Ministro da Fazenda atua de modo a desacelerar mercado (aumento de impostos, corte de gastos do governo).
- Política monetária expansionista – é quando o PIB encontra-se abaixo do planejado, ocasionado desemprego e o Banco Central atua de modo a acelerar a economia (redução de juros redução da taxa SELIC, ampliar crédito dos bancos – descer o compulsório).
Política monetária contracionista – é quando o PIB encontra-se acima do planejado ocasionando inflação e o Banco Central atua de modo a desacelerar a economia (aumentar a taxa de juros, conter crédito dos bancos – subir o compulsório).
- Imposto fracionário é a inflação agindo como imposto. Este imposto não é pago ao setor público, perdendo a capacidade do poder de compra da moeda que está no bolso ou em depósito a vista.
- O controle da oferta de moeda é realizado pelo banco central de diferentes formas, sendo a compra e venda de obrigações do tesouro nacional, num mercado de caráter aberto que é o mais comum.
Os principais instrumentos de política monetária do Banco Central: As operações de mercado aberto, o deposito compulsório e a taxa de redesconto.
...