RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA À EMPRESA “COMAVEG”
Por: daniocara • 3/5/2018 • Ensaio • 724 Palavras (3 Páginas) • 371 Visualizações
RELATÓRIO DE VISITA
- Introdução
Foi realizado visita técnica foi realizada dia 16/09/2015, no Povoado Torrões em Picos Piaui, na fabrica de doces, a COMAGEC (Cooperativa Mista Agroindustrial Vale do Guaribas), onde tivemos como objetivo conhecer os processo e as etapas de fabricação de doces, a visita foi realizada pela a turma de Administração do segundo bloco da Universidade Estadual do Piaui, Campus Professor Barros Araújo, sobre as orientações do professor Newton Bezerra.
- Objetivo
Esse trabalho tem por objetivo analisar e relatar as etapas e processos relacionados a fabricação dos doces, conhecendo seu histórico e suas conquistas e seus desafios. Tentado identificar as lacunas que podem existir no processo de fabricação.
- Desenvolvimento
Foi realizado a visita técnica na Fabrica da COMAGEC (Cooperativa Mista Agroindustrial Vale do Guaribas), localizada no Povoado Torrões, município de Picos, onde fomos recebidos pela Sra. Francisca, onde a mesma nos acompanhou em toda visita, para nos apresentar os processos de fabricação dos doces Duvale.
A cooperativa COMAGEC, fundada em 09 de abril de 1995, tem como nome fantasia “Doce Duvale”, com a finalidade de gerar renda para região ajudando no desenvolvimento da do vale do guaribas. A visita se iniciou na parte do forno, onde foi explicado a que a fabrica se faz uso da duas matriz energéticas para seu funcionamento sendo a madeira e a energia elétrica gerando assim o vapor para preparo dos doces, que através deste o vapor canalizado alimenta 06 caldeiras para o cozimento, o processo de descascamento da banana é feito manualmente, possui também 01 maquina para retirada das sementes, outra para controle de peso e embalagem dos doces. Depois de embalado os doces vão para uma área de resfriamento em que são colocados emborcados para evitar proliferação de fungos e ao mesmo tempo vedar a embalagem (sendo utilizada em embalagens plásticas de 300g e 600g) , logo após o resfriamento são encaixotados em embalagem de papelão contendo 12 ou 24 unidades por caixa.
Atualmente a mesma conta com 47 membros associados, no seu quadro conta com 15 colaboradores porém só 01 com carteira assinada, a cooperativa possui dois caminhões próprios sendo para o transporte e abastecimento tanto no mercado local como na capital Teresina, tendo como principais compradores no mercado local os grandes armazéns de cereais e na capital o Grupo Carvalho e também alguns clientes no estado do Maranhão e outro caminhão realizar o transporte da matéria prima para fabricação dos doces Duvale. O Marketing de fato não existe, que existe e passado de forma do “boca-a-boca” como também nas embalagens. Já no que diz respeito incentivos fiscais do poder público área financeira da mesma recebe isenção de impostos equivalentes a 90%, os investimentos partem tanto dos associados como também do setor público. A cooperativa trabalha no sistema de compras à vista, já as vendas devido a concorrência podem ser à vista e/ou a prazo.
- Disciplina
A Teoria Geral da Administração, descrever a Administração das organizações e empresas do ponto de vista da interação e da interdependência entre as seis variáveis principais: tarefa, estrutura, pessoas, tecnologia, ambiente e competitividade. A Administração é um fenômeno universal no mundo moderno. Cada organização requer o alcance de objetivos em um cenário de concorrência acirrada, a tomada de decisões, a coordenação de múltiplas atividades, a condução de pessoas, a avaliação de desempenho dirigido a metas previamente determinadas, a obtenção e a alocação de recursos etc.
...