RESENHA DO FILME: A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS
Por: Isadora Gonçalves • 24/1/2018 • Monografia • 1.064 Palavras (5 Páginas) • 1.560 Visualizações
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE OSASCO “PREFEITO HIRANT SANAZAR”
PRODUÇÃO TEXTUAL REFERENTE AO FILME “A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS”
JOHN LUCAS BRESSANIM
GESTÃO FINANCEIRA
PROF.ª CAROLINE BATISTA FANTINI
OSASCO
2017
[pic 1][pic 2]
Há um tempo já se ouvia falar sobre o filme “A menina que roubava livros”, e bem, por sinal, mas nunca havia interesse em assisti-lo, porém para realização deste relatório, foi instantâneo o interesse em escolher este assunto para abordar.
O filme relata o drama da história vivida por Liesel Meminger, uma menina de 10 (dez) anos de idade, que havia acabado de perder o irmão em uma viagem de trem na qual seriam levados, pela própria mãe para uma vida com futuros pais adotivo. O motivo desta decisão se dá devido ocorrer durante o inicio da Segunda Guerra Mundial, uma época bastante conturbada, na qual os comunistas (é o caso dos pais de Liesel) e os judeus, não obtinham diretos a uma vida muito pacata na Alemanha Nazista.
No entanto, a mãe preocupada com a segurança dos seus filhos, principalmente com o mais novo, Werner, não contava que por um acaso da vida, sofreria um problema no coração no meio do trem. Foi assim que a menina Liesel teve seu primeiro encontro com a morte.
No enterro, próximo a uma das estações, o coveiro iniciante, ao enterrar o irmão de Liesel, deixa cair um livro entre a neve fofo – O manual do coveiro -, que é habilmente furtado por Liesel; a única conexão que lhe sobrou com o irmão e mãe.
Na estação da cidade de Molching, é recebido por Rosa e Hans Hubberman, o casal que o adotará. Rosa é uma mulher grossa e rude, briguenta chamando-a sempre de “Saumensch” (que significa porquinha), mas ao mesmo tempo, Rosa ama Liesel e a menina entenderá isso. Hans é um homem pobre, pintor, mas de um coração maravilhoso, que passa praticamente todas as noites, ao lado da menina, enquanto sofre com os pesadelos do irmão, que faz com que ganhe o coração de Liesel desde o primeiro encontro. Muda-se então, para a sua nova residência: A Rua Himmel, da Rua 33.
[pic 3] [pic 4]
A partir daí Hans ensina a menina a ler da maneira que é possível, com a ajuda do único livro que ela possui, e Liesel, com sua sede por conhecimento encontrar outros livros para furtar, como uma forma de lidar com suas perdas. Os livros não precisavam ser bons.
A menina faz amizade com Rudy Steiner, seu vizinho e praticamente todas as suas aventuras são feitas com esse amigo.
Mais tarde, entregando algumas roupas que a mãe lavava para ganhar dinheiro, Liesel conhece a esposa do prefeito, com uma biblioteca à disposição. As duas trocam poucas palavras, mas não é necessário, pois se desenvolvem um relacionamento importante para a vida da menina.
...