RESENHA VERÔNICA
Por: Felipe Palitot • 20/9/2016 • Resenha • 793 Palavras (4 Páginas) • 272 Visualizações
Universidade Federal da Paraíba[pic 1]
Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Programa de Graduação em Administração
Disciplina: Adm. Empreendedora
Professor: Rosivaldo de Lima Lucena
Aluna: Verônica Mª G. do Nascimento Mat_11027033
FERREIRA, Felipe Leal Alves; GIMENEZ, Fernando Antônio Prado; AUGUSTO, Paulo Otávio Mussi. Empreendedorismo e o Processo de Criação de uma Nova Organização. VIII Encontro de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (EGEPE). Goiânia, 24 a 26 de março de 2014.
- RESUMO
O texto procura averiguar como se dá o processo da criação de uma nova organização, através das propriedades das organizações emergentes relatadas por Gartner e Katz (1998): Intencionalidadeé um processo que engloba as metas vislumbradas pelo empreendedor e pelos diversas esferas do ambiente no qual quer se inserir e a coleta de informações para alcançar o almejado; Recursos que reportar-se aoscomponentes físicos (recursos financeiros, materiais, imóveis e humanos) a serem utilizados no negócio da empresa, além do tempo e da experiência trazidos pelo empreendedor ao novo empreendimento, Limitesdefinidos como obstáculo entre a organização e seu ambiente, onde a sua identidade assume formato perante este ambiente com a qual tem este limite, referente ao espaço em que a empresa detém controle sobre recursos ambientais sob seu domínio. É através dos limites que a identidade de uma organização é consolidada, estabelecida no meio em que está inserida. E por último, Trocasque são as transações realizadas internamente nas empresa e entre a mesma e suas fronteiras e só se extingue com o término da própria organização, reflete a intencionalidade e os recursos fora dos seus limites. As trocas com os diversos seguimentos (legal, governamental, e outros)a beneficiam e só ocorrem quando as outras propriedades já estão já estabelecidas.
O texto é completamente embasado em diversas teorias, também procura demonstrar os resultados de uma pesquisa realizada com quatro empreendedores deCuritiba-PR, de ramos diversificados, como: alimentício, de consultoria e educacional, em fase de concepção ou em etapa inicial de seus negócios, tempoem queforam submetidos a entrevistas focadas em seus esforços em tornar sua organização, um projeto real. Utilizaram-se de recursos financeiros próprios ou dos parentes, ou ainda oriundos de empréstimos bancários ou de sócio, além de adesão a Cooperativa, para expansão do negócio.
Ao analisar os resultados, constatou-se que: todos foram em busca de conhecimento técnico (orientação em alguma organização, na universidade ou em assessoramento de coaching), além do apoio de outra pessoa, para a sua intenção em criar o negócio; o estudo de mercado, pesquisas sobre os concorrentes e clientes, reprodução de práticas de sucesso no meio onde estavam inseridos, empregaram atividades prioritárias como o Marketing e finanças para gerirem bem o seu negócio. Contudo, falharam em termos de formação continua, o plano de negócios defasou porque não foi revisado e atualizado e não aproveitaram o novo nicho que se apresentava, a tecnologia informática com a Internet e as Redes Sociais, excelente ferramenta de divulgação.
...