Relatório de estágio de gestão educacional: Planejamento e estudo sobre a escola
Por: William Amaral • 24/2/2019 • Trabalho acadêmico • 1.959 Palavras (8 Páginas) • 253 Visualizações
CENTRO UNIVERISTÁRIO INTERNACIONAL- UNINTER
William Amaral dos Passos Rambo
RU: 1560842
Relatório de estágio de gestão educacional:
Planejamento e estudo sobre a escola
Novo Hamburgo, 2018
CENTRO UNIVERISTÁRIO INTERNACIONAL- UNINTER
William Amaral dos Passos Rambo
RU: 1560842
Relatório de estágio do ensino fundamental:
Planejamento de aulas e docência
Relatório de estágio de Gestão educacional- planejamento e estudo sobre a escola apresentado na UTA A 2018, Fase I no Polo de Novo Hamburgo do Centro Internacional Uninter.
Tutor: Daiane Motta/ PAP Novo Hamburgo
Novo Hamburgo, 2018
Sumário.
Introdução....................................................................................................... 04.
O desenvolvimento do estágio....................................................................... 05.
Plano de aula.................................................................................................. 06.
Cronograma de aulas................................................................................... 07.
Identificação da escola................................................................................. 08.
Concepção pedagógica da escola................................................................ 08.
Espaço escolar............................................................................................. 09.
Considerações finais................................................................................... 10.
- Introdução:
Este trabalho é um relatório da disciplina de Estagio Supervisionado, trata -se em essência de u me relatório foi desenvolvido para transcrever as experiências vividas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Machado de Assis em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, na condição de estagiário do ensino fundamental.
O relatório tem com escopo traduzir o aprendizado desenvolvido durante as observações em aula, conversas com os professores, funcionários, diretora e vice-diretora da escola.
A escola onde o estágio foi realizado é a Escola Municipal de Ensino Fundamental Machado de Assis, ou seja, uma escola pública que conta com todas as dificuldades e limitações que muito se sabe no contexto da educação pública de ensino fundamental.
O estágio foi iniciado com uma conversa com a vice-diretora da Escola, a professora Raquel de Oliveira e a professora de Geografia Elize Pires que me receberam muito bem e que me ajudaram muito durante o sinuoso percurso do estágio. A conversa foi muito proveitosa principalmente para saber como era o plano político pedagógico da escola, conhecer a estrutura da escola e ter acesso ao Plano político e pedagógico da escola.
No momento posterior foi iniciado a observação das aulas do ensino fundamental, sendo que as duas turmas observadas eram da 7 série do ensino fundamental. Esse momento foi muito propicio para se ter um contato com os alunos e entender como eram ministradas as aulas e ter acesso a sala de aula e os recursos que o professor tinha a disposição durante a aula.
- O desenvolvimento do estágio.
As primeiras aulas de observação foram um pouco apreensivas para os alunos, pois mesmo com a apresentação feita previamente pela professora Eliza Pires, falando o porque de eu estar na sala de aula e qual seria a finalidade da minha presença, alguns alunos sentiram-se um pouco intimidados com um “intruso” em seu ambiente de sala de aula. Também durante o período de observação surgiu por parte de alguns alunos a curiosidade sobre cursos de licenciaturas e alguns alunos demonstraram interesse de no futuro escolherem a profissão de professor. Ainda em relação as aulas observadas, o entrosamento do estagiário com os alunos foi acontecendo naturalmente e as conversas durante intervalo com os alunos foram muito proveitosas para entender um pouco mais o que eles pensavam sobre a escola que estudavam e também sobre a geografia e sua importância para o desenvolvimento intelectual.
A faixa etária dos alunos nas duas turmas observadas estava entre 12-13 anos de idade, ou seja, período designado como pré-adolescência, uma fase bastante complicada onde alguns alunos demonstraram uma certa dificuldade em se manter concentrado durante as aulas, seja por conta de conversas paralelas, uso do celular ou simplesmente por conta de brincadeiras típicas da idade. Portanto vi que a professora tinha que tentar controlar os alunos tanto na base do diálogo, assim como também com falas mais incisivas para que os alunos voltassem a se concentrar na aula e que a desatenção não se espalhasse por toda a turma.
3) Plano de aula:
Conteúdo básico | Estudos sobre mapas |
Conteúdo específico | Leitura de mapas, legendas e escalas, além dos diferentes tipos de mapas existentes. |
Objetivo | - Mostrar os diferentes tipos de mapa para os alunos e pontuar a diferenças entre cada projeção, acentuando suas qualidades e distorções. - Ajudar os alunos a compreender as legendas dos mapas. - Ajudar os alunos a compreender a importância das escalas nos mapas. |
Justificativa | Os estudos sobre mapas são de fundamental importância para o desenvolvimento intelectual dos alunos nos futuros estudos da geografia. Ao saber interpretar um mapa o aluno adquiri um senso de localização e de posicionamento no mundo. Os estudos dos mapas também se torna fundamental pela questão dos diferentes aspectos que ele pode evidenciar, seja demográfico, econômico, relevo ou de vegetação, pois através dessas informações o aluno poderá compreender com mais clareza sobre um determinado país, território ou continente. |
Avaliação | A avaliação consistirá em uma prova com 10 questões, sendo 3 dissertativas e o restante objetivas. |
...