A FONOAUDIOLOGIA EDUCACIONAL E A ESCOLA: MUITO A FAZER MUITO A PENSAR, MUITO A ESTUDAR
Por: chayane chay • 4/10/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 903 Palavras (4 Páginas) • 399 Visualizações
A FONOAUDIOLOGIA EDUCACIONAL E A ESCOLA: MUITO A FAZER MUITO A PENSAR, MUITO A ESTUDAR
Ana Maria de Barros KÜESTER
Vera Lúcia CASTELEINS
E por falar em educação e fonoaudiologia: muito a pensar
Com o passar dos tempos, houveram mudanças dentro da educação, onde pôde-se perceber que o ensino deveria ser fragmentado, pois os alunos, que eram os que deveriam receber o conhecimento, sofreram essa fragmentação, pois eles estavam evoluindo.
- Paradigma tradicional
A escola é o local rígido, onde a maioria das pessoas recebe grande parte das suas sabedorias, preparando os alunos tanto mentalmente, quanto intelectualmente.
O professor dentro da escola é quem ensina todas as suas bases de informações, para que estes conhecimentos se transformem em pratica e desperte um prazer dentro de que ouve, podendo assim, os alunos escolherem suas futuras profissões de acordo com que ouviram dos ensinadores.
O aluno deverá ouvir o que foi proposto, sem ter direito de questionar os objetivos pelos quais estão aprendendo, ele é o receptor de toda a sabedoria do educador.
A metodologia é o meio em que o professor se dispõe para apresentar suas aulas, sendo elas, explorativas ou demonstrativas, utilizando- se de recursos que são necessários.
A avaliação é um meio utilizado para testar a capacidade em que o aluno possui em memorizar, aprender e associar matérias e questões que já foram pauta dentro da sala de aula.
- Paradigma escolanovista
A escola possui um foco nos interesses do aluno, provocando experiências de aprendizagem.
O professor deve auxiliar o desenvolvimento livre e espontâneo do aluno, não dirigindo,
mas aconselhando e orientando, organizando e coordenando as atividades em conjunto com os alunos.
O aluno é o foco principal deste paradigma, onde acredita-se que quando possuem conhecimentos livres e sem caminhos traçados, ela possa adquirir novas perspectivas.
A metodologia será adotada conforme os gostos dos alunos.
Na avaliação é realizado auto- avaliação, pois cada um deve estar focado naquilo que almeja.
- Tendência tecnicista
A escola tem o papel fundamental de treinar os alunos, funcionários como modeladora do comportamento humano.
O professor se torna somente um reprodutor do conhecimento.
O aluno se torna somente um receptor de conhecimento que a ele são transmitidos.
A metodologia é repetitiva e mecânico, acreditando assim que quanto mais se repete uma coisa mais ele fica memorizado.
A avaliação é extremamente criteriosa, onde se preocupam se o aluno conseguiu alcançar seus objetivos e quanto de memória conseguiu reter.
- Paradigma progressista
A escola possui relação com todos da equipe e também com os alunos, realizando troca de idéias, que sejam beneficio para todos e que consigam alcançar objetivos reais.
O professor realiza também a troca de idéia, buscando um bem comum, lidera o grupo para que eles possam adquirir e reproduzir conhecimentos que lhe foram repassados de maneira agradável a todos.
O aluno atua como co- coordenador juntamente com o professor, pois, estudam, discutem e almejam uma reprodução do conhecimento.
A metodologia é resolvida com uso de diálogo.
A avaliação entende o sujeito com participante do projeto, não sendo punitiva.
Escola e fonoaudiologia. Fala-se em prevenir desvios
A atuação fonoaudiológica dentro da escola possui objetivo de normatizar as alterações da comunicação oral e escrita.
A fonoaudiologia utiliza o meio de prevenção, onde significa afastar alterações, antes mesmo delas aparecerem. A atuação do fonoaudiólogo não somente visa a prevenção como também visa desenvolver e estimular a linguagem oral e escrita.
O papel do fonoaudiólogo não é somente realizar triagens, pois também reconhece que deve participar devidamente da aquisição da linguagem e escrita.
Falado já está: então... muito a fazer
A fonoaudiologia ainda está muito limitada, se comportando principalmente na educação infantil e em alguns casos no ensino fundamental, porém todas as idades também seriam necessárias realizar triagens e uma estimulação, pois, basta um homem para a linguagem ser justificada.
O principal foco da fonoaudiologia dentro da escola está perdendo seu foco, onde inicialmente seria linguagem, está mais ligada a prevenir e detectar alterações relacionadas a outros aspectos como, voz, fala e audição.
...