Relação Entre o Conteúdo Apresentado pelo vídeo e as tarefas da função externa da diplomacia pontifícia e coloque no fórum de respostas.
Por: Alessandra Amaral • 25/4/2022 • Trabalho acadêmico • 289 Palavras (2 Páginas) • 73 Visualizações
A tradição de culturas muito antigas, anteriores ao cristianismo, continua sendo muito forte, sobretudo no oriente. O Concílio do Vaticano II reconhece que a Igreja não rejeita o que há de verdadeiro e santo nas demais religiões dentro do seu âmbito cultural (Nostra Aetate, 1965: num. 2). Não se pode negar sinais da Verdade em outras culturas. Essa diversidade religiosa não nos deve deixar escandalizados, mas admirados por ver tantos elementos comuns, onde é possível ver a mão de Deus agindo sobre a história humana.
As tarefas da função externa da diplomacia pontifícia tem como um de seus objetivos cuidar das relações entre Igreja e Estado e trabalhar juntos para superação de problemas que impedem a paz regional ou mundial.
As viagens internacionais do Papa aos diversos países e as dos Chefes de Estado à Santa Sé, no Vaticano, tornam-se grandes oportunidades para se estreitar e melhorar tais relações. No material, verfica-se que quando se pensa em conflitos territoriais entre países, raramente se estipula que organizações religiões ajudaram a resolver o problema e com louvor, de maneira pacífica e no link apresentado, o padre Custódio diz que uma declaração em comum deriva a necessidade de um relacionamento de irmandade, fraternidade entre todos os homens e também de responsabilidade no que diz respeito a humanidade e à criação. Além disso, ao final do link o Custódio da Terra Santa ainda apresenta que foi encontro no qual se fala do exemplo da superação do conceito de minoria, que pode conotar inferioridade... mas somos todos cidadãos nos países onde vivemos, nos quais os direitos fundamentais devem ser os mesmos para todos e reconhecidos por todos, exemplificando assim o que a Igreja prega ao dizer que todos somos iguais perante a Deus.
...