Relações Interpessoais e Comunicação Interna nas Organizações
Por: merlinwh • 1/7/2016 • Trabalho acadêmico • 500 Palavras (2 Páginas) • 260 Visualizações
Curso: ADMINISTRAÇÃO
Disciplina: EPISTEMOLOGIA DA ADMINISTRAÇÃO
Professor: NATHÁLIA BERGER WERLANG
Período: 3° SEMESTRE ANO 2016
Acadêmico: MERLIN WELTER HEINEN
RELAÇÃO INTERPESSOAL E COMUNICAÇÃO INTERNA NAS ORGANIZAÇÕES
Se falamos de pessoas, falamos de complexidade. Pessoas são feitas de sentimentos, emoções, sofrem influencias, são instáveis e estão em constante transformação. A partir desse cenário, Marconi Freitas da Costa e Biorni Matos Oliveira elaboraram o artigo “Comunicação interna e relações interpessoais no desenvolvimento organizacional: o caso de uma agência bancária” que foi publicado na Revista Ciência Administrativa de Fortaleza em 2010. O artigo tem como objetivo analisar a influência que a comunicação interna e o relacionamento interpessoal desempenham no comportamento organizacional.
Para a realização desta pesquisa utilizou-se um vasto material bibliográfico e informações adquiridas através da aplicação de questionários, entrevistas pontuais e observações diretas. Sendo assim, elaborou-se um estudo de caso de caráter qualitativo e quantitativo, dando ênfase explicativa e descritiva, convertendo as informações em gráficos para melhor visualização.
Podemos entender que as relações interpessoais são sempre delicadas e sujeitas a conflitos. Segundo os autores, Para se alcançar bons resultados, deve-se ter o interesse em atingir a qualidade nos serviços oferecidos, e isso é possível através do trabalho em equipe. Daí a importância do relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho, para se manter contatos saudáveis que gerem sentimentos positivos, facilitando não só a harmonia entre as pessoas, como também a produtividade e a eficácia.
Sabe-se que a comunicação interna é uma ferramenta estratégica para a troca de informações e de experiências, e à participação de todos os níveis. E isto, para os autores, só é possível mediante o envolvimento dos colabores, a partir do momento em que ele seja informado sobre as decisões tomadas e objetivos estabelecidos, e que sejam ouvidas suas sugestões para que se sintam parte do empreendimento.
Com base nos resultados obtidos através da pesquisa foi possível verificar que o desempenho organizacional revela-se bastante positivo no que se refere à comunicação interna e o relacionamento interpessoal segundo a percepção dos funcionários da agência. Os autores relatam que este clima de satisfação no ambiente de trabalho, está relacionado a aspectos como salário, benefícios, reconhecimento, chefia, bem como a um ambiente organizacional no qual predominam o apoio mútuo e as boas relações de trabalho.
De acordo com o que foi analisado nesse estudo, é de fundamental importância considerar os funcionários como sendo fonte vital de informação para evitar o baixo nível no desempenho organizacional. Portanto, é preciso estabelecer alternativas que os incentivem a contribuir para a melhoria desse desempenho. Sendo assim, o administrador deve estar aberto a receber críticas e sugestões dos seus funcionários. As organizações se constituem numa rede de relações tecidas por indivíduos dotados de ideias, necessidades e sentimentos que estão, a todo o tempo, presentes nas interações sociais, refletindo como estes indivíduos percebem e vivenciam a realidade, bem como na relação interpessoal.
...