TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de psicologia na administração

Por:   •  1/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  721 Palavras (3 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 3

Inteligência Emocional

 A Inteligência Emocional (I.E.) é quando a pessoa tem capacidade de reconhecer suas próprias emoções sozinhas, detectar as emoções nos outros e administrar as pistas e informações transmitidas pela emoção. Por exemplo, uma pesquisa mostrou que os grandes investidores que sabiam identificar e lidar com as suas emoções tomaram decisões mais lucrativas do que aqueles que não sabiam.

Argumento a favor da I.E.

  1. A inteligência emocional tem um lado intuitivo. A intuição sugere àqueles que conseguem perceber as emoções e sabem lidar com elas tem um sucesso maior na área de negócios.
  2. A inteligência emocional está correlacionada ao desempenho no trabalho. Quanto maior a I.E. de uma pessoa, melhor seu desempenho no trabalho.
  3. A inteligência emocional é biologicamente fundamentada. Esse estudo sugere que a I.E. tem base neurológica, não apresentando relação com a inteligência cognitiva.

Argumento contra a I.E.

  1. A inteligência emocional é um conceito muito vago. Para muitos pesquisadores não está claro o que é a I.E. É difícil definir o que é I.E. pois diferentes pesquisadores focam em diferentes habilidades para fazer seus estudos.
  2. A inteligência emocional não pode ser mensurada. Muitos críticos questionam que como a I.E. é uma inteligência, então seus testes devem haver respostas certas e erradas. Porém os testes nos fazem relacionar cores com sentimentos. As avaliações da I.E. são variadas e os pesquisadores não as submetem a estudos rigorosos.
  3. A validade da inteligência emocional é duvidosa. Alguns críticos acham que a I.E. não tem nada de novo para oferecer, pois como ela está estreitamente ligada a inteligência e as emoções, quando você controla, ela fica estável. Ainda não há estudos suficientes para provar se a I.E. tem influencia no sucesso das pessoas nas áreas de negócios.

Comunicação individual

Uma comunicação ineficiente é provavelmente a principal fonte de conflitos interpessoais no trabalho, assim, quando há uma comunicação ineficaz, o desempenho de um grupo cai, uma vez que gastamos 70% do nosso tempo acordados nos comunicando, seja escrevendo, lendo, falando ou escutando.

A  capacidade de uma boa comunicação estão entre os principais requisitos para se obter sucesso, mas não apenas a comunicação de se passar uma mensagem , mas sim, de tornar essa mensagem compreensível.

A comunicação tem quatro funções básicas : controle (o que deve ser feito tal atividade), motivação (como deve ser feito uma atividade) , expressão emocional ( expressão de satisfação ou insatisfação com a atividade) e informação ( para tomada de decisão).

Porem, antes que a comunicação de fato se realize, precisamos de um propósito, de uma mensagem, de um receptor e de um emissor, resultando na transferência de um significado de uma pessoa para outra, ou seja, no processo da comunicação, seja por canais formais (comunicação estabelecido pela organização referente ao trabalho) ou seja por canais informais ( comunicação espontânea que surge como resposta as escolhas individuais).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (64.6 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com