Resumo do artigo – Marketing de relacionamento entre fabricantes: Importância e implicações no mercado consumidor
Por: Caroline Santílio • 4/6/2017 • Resenha • 842 Palavras (4 Páginas) • 407 Visualizações
Faculdade Santo Agostinho – FSA[pic 1]
Coordenação De Administração
Disciplina: Marketing II
Professor: Me. Tonny Kerley de Alencar Rodrigues
Turma: 06M6A
Resumo do artigo – Marketing de relacionamento entre fabricantes: Importância e implicações no mercado consumidor
Maria Caroline Nunes Santílio
Teresina, 2017.
Maria Caroline Nunes Santílio
Resumo do artigo – Marketing de relacionamento entre fabricantes: Importância e implicações no mercado consumidor
Resumo do artigo – Marketing de relacionamento entre fabricantes: Importância e implicações no mercado consumidor, apresentado ao professor Me.Tonny Kerley de Alencar Rodrigues, como exigência da disciplina Marketing II, no curso de bacharelado em Administração da Faculdade Santo Agostinho.
Teresina, 2017.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
O tipo de marketing abordadao no artigo de estudo é o marketing de relacionamento, que remete aos conceitos como obter a satisfação dos consumidores e qualidade, valor e orientação para o mercado. A intenção do artigo é compreender a importância do marketing de relacionamento para as empresas, seus impactos e implicações.
Nota-se uma importância muito grande na abordagem do relacionamento, representa uma transação do marketing tradicional, é um tipo de mudança, que para alguns é uma mudança de era, de estratégia, de orientação ou até mesmo de paradigma. Sabe-se que toda mudança envolve custos e muitos questionam se este tipo de marketing compensa.
2 DESENVOLVIMENTO
Considera-se que este tipo de marketing não oferece somente um caminho para aumentar a retenção de clientes, mas também manter um relacionamento de longo prazo com vendedores, concorrentes, governos e até mesmo a mídia, e se utilizados com habilidade os custos serão reduzidos e as receitas serão ampliadas melhorando a performance financeira da empresa.
De acordo com Gummesson(1999) a concorrência parece ir em busca de uma hipercompetição, um estado de mudança contínua, é intensa, rápida e avança com rupturas das vantagens competitivas, tanto da própria empresa como de seus concorrentes. Na busca de soluções para tal fenômeno, esse autor propõe um modelo para o equilíbrio de mercado no ambiente competitivo, chamado de “equilíbrio de marketing”.
Takeuchi e Quelch (1994) citam que algumas grandes empresas dos Estados Unidos concluíram que a operação de alta qualidade em serviço ao cliente pode ser uma forma eficaz de diferenciar a empresa de suas concorrentes, liderar o estímulo de novas vendas e desestimular a mudança para fornecedores alternativos. Há várias formas de desenvolver uma vantagem competitiva ou diferencial para Porter (1989), ela surge, em essência, do valor que uma empresa consegue criar para seus compradores e que ultrapassa o custo de fabricação pela empresa.
Verifica-se que o próprio sucesso obtido pela boa orientação para o marketing de relacionamento já representa uma vantagem competitiva de difícil alcance pela concorrência, visto que isso depende do desenvolvimento de relações de confiança, as quais demandam tempo e disciplina.
É possível obter o aumento da lucratividade operacional da empresa, no entanto deve-se aumentar as receitas e reduzir os custos incluindo as despesas e gastos. Dados os custos decorrentes de conquistar novos clientes, a única maneira de lucrar em tal situação é aumentar o tempo de vida de compra dos clientes atuais. Portanto, a retenção de clientes é muito mais importante que a atração de clientes.
...