Resumo teorias da administração
Por: Michelle Ramos • 26/9/2015 • Trabalho acadêmico • 364 Palavras (2 Páginas) • 809 Visualizações
Principais teorias administrativas e suas características
Teoria de administração cientifica iniciada por Taylor tem como foco principal aumentar a eficiência da indústria por meio da racionalização do trabalho operário. Temos como destaques 6 pontos metodologia, pesquisa, normatização e padronização, seleção e treinamento. Exemplo deste modo de administração que é empregado em fabricas que possuem linha de produção onde cada parte do trabalho é feita por um funcionário diferente. Exemplo Avon que utiliza linha de produção com esteiras. Outro segmento seria a construção civil, que apesar de ser um trabalho pesado é sempre bem dividido e cada trabalhador tem uma função muito especifica.
Fayol desenvolveu a escola clássica separando conhecimentos tecnológicos de habilidades administrativas. Tendo como objetivo aumentar a eficiência da organização por meio de definição dos vários níveis de responsabilidade. Ênfase na estrutura da empresa. Exemplo C&A e Carrefur onde cada departamento possui o seu gestor.
Escola de relações humanas, tem como foco as pessoas. Através de experiências coordenadas por Elton Mayo em uma, onde foi observado que é a capacidade social do trabalhador que estabelece o seu nível de competência e de eficiência, ou seja a integração social é o fator determinante para o aumento da produção. Exemplos de empresas que estimulam uma maior interação social é o Mc Donalds e Cinemark que buscam trabalhadores mais jovens que por sua vez se integram com mais facilidade.
A teoria comportamental se baseia na escola de relações humanas, mas acrescenta o estudo do comportamento organizacional (processo de trabalho) e comportamento humano (motivação humana- teoria de Maslow). O fator financeiro não é exclusivamente predominante para a satisfação, reconhecimento e qualidade de vida também influenciam. Empresas como Google e Apple dispõem de políticas baseadas nestes fundamentos.
A escola da Contingência-situação enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações. Tudo é relativo. A teoria contingencial explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização. As variações ambientais e culturais são independentes. Nos vemos isso em empresas multinacionais como Coca-Cola e Samsung, que estão em verias partes do mundo e consequentemente, diversas formas de administração que variam de acordo com as diferenças culturais de cada País.
...