Saude do trabalhador
Por: celiatorres • 27/4/2016 • Artigo • 3.177 Palavras (13 Páginas) • 266 Visualizações
[pic 1]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR:
PRODUÇÃO TEXTUAL
[pic 2]
- Bahia
2015
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR:
PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de: Direito empresarial e do Trabalho, Gestao de Pessoas e Responsabilidade Social e Ambiental. .
Profº: Janaina Vargas S. Testa; Elisete Alice Zampronio de Oliveira; Fernanda Mendes Caleiro e Fabiane T. Muzardo.
- Bahia
2015
SAÚDE DO TABALHADOR
Igor de Souza Mendonça
RESUMO
A criação do Sistema Único de Saúde (SUS) nomeou uma política de saúde regulada no direito de cidadania e em deveres do Estado, com a promoção, a proteção e a recuperação da saúde, nela comprometida a Saúde do Trabalhador e o meio ambiente de trabalho. As discussões de saúde e segurança no meio ambiente do trabalho são questões de atenção constante nos vários setores industriais, pois os resultados apresentados pelos danosà saúde dos trabalhadores atingem além do trabalhador, as empresas, o governo e a sociedade.Entende-se por saúde do trabalhador o conjunto de informações provenientes de varias disciplinas, como Medicina Social, Saúde Pública, Saúde Coletiva, Clínica Médica, Medicina do Trabalho, Sociologia, Epidemiologia Social, Engenharia, Psicologia, entre tantas outras, que em conjunto ao saber do trabalhador sobre seu ambiente de trabalho e suas experiências, das situações de desgaste e renovação, cria uma nova maneira de entender as ligações entre saúde e trabalho e oferece uma nova prática de atenção à saúde dos trabalhadores e intervenção nos ambientes de trabalho.
PALAVRA-CHAVE: Saúde do trabalhador. Doenças relacionadas ao trabalho. Riscos ambientais.
Nesta atividade, temos como objeto oportunizar aos alunos a realização de uma pesquisa bibliográfica sobre os assuntos tratados nas disciplinas de Administração Estratégica, Administração de Sistemas de Informação e Gestão de Negócios. O objetivo é que a partir da base adquirida na atividade de portfólio individual, agora em equipe vocês tenham a condição de simular as decisões e ações pertinentes a uma empresa do setor de estética/beleza (pode ser comércio, indústria ou prestador de serviço)
INTRODUÇÃO
O meio ambiente de trabalho representa um considerável agente em relação ao nível de saúde e os tipos de danos. As fiscalizações nos ambientes de trabalho estão regulamentadas em regras e legislações que determinam a relação entre os processos de trabalho, a segurança e a saúde. Conhecer o meio ambiente de trabalho e identificar os perigos e os danos para a saúde torna-se uma ação imprescindível nas intervenções da vigilância em saúde do trabalhador.
Cuidardo meio ambiente, fomentar segurança e saúde no trabalho é uma questão cultural, uma questão de formação e informação, de entendimento e valorização da vida, como também forma de evitar os altos custos que representa para a sociedade os danos à saúde dos trabalhadores.
A noção das condições de agentes de risco para a saúde no meio ambiente de trabalho nos vários setores de produção cria elementos necessários para a intervenção preventiva da vigilância em saúde, relativos aos danos à saúde dos trabalhadores, assim como a busca de adaptações direcionadas para o fim ou redução dos riscos, concorrendo assim para a promoção da saúde e a qualidade de vida no trabalho.
Os procedimentos de prevenção à saúde dos trabalhadores só poderão ser elaboradas e executadas após a identificação e avaliação dos riscos ambientais e o das medidas de controle existentes para os mesmos
O objetivo geral deste trabalho é Aprofundar os conteúdos trabalhados durante o semestre por meio da elaboração de um artigo científico, além de conceituar saúde do trabalhador,identificar os riscos ambientais presentes no meio ambiente de trabalho.
2. REVISÃO DE LITERATURA
2.1 Saúde do Trabalhador
A Saúde do Trabalhadorrepresenta uma área da Saúde Pública que tem como objeto de estudo e intervenção as ligações entre o trabalho e a saúde. Seus objetivos principais são a promoção e a proteção do trabalhador,interpretada nas ações de vigilância dos perigos patentes nos ambientes e condições de trabalho, bem como a vigilância dos danos (acidentes e doenças) provenientes. Responsabiliza-se também com a estrutura e atuação dos serviços assistenciaisaos trabalhadores prejudicados com danosprovenientes do trabalho, entendendo processos de diagnóstico, tratamento, notificaçãoe reabilitação demodo completo e regionalizado no SUS.
São classificados como trabalhadorestodos os homens e mulheres que praticam atividades para sustento próprio e/ou de seus dependentes, qualquer que seja sua maneira de integração no mercado de trabalho, tanto nas áreas formais ou informais da economia. Estão inseridos nessa classe os indivíduos que trabalharam ou trabalham como empregados assalariados, trabalhadores domésticos, trabalhadores avulsos, agrícolas, autônomos, públicos, cooperativados e empregadores, particularmente, os proprietários de micro e pequenas unidades de produção. São também considerados trabalhadores aqueles que exercem atividades não remuneradas, geralmente para ajudar a alguém da família, que tem uma atividade econômica, os aprendizes e estagiários e aqueles, temporária ou definitivamente, afastados do mercado de trabalho por motivo de doença, aposentadoria ou desemprego.
O termo, Saúde do Trabalhador, apareceu no Brasil no bojo do Movimento pela Reforma Sanitária, que se intensificou no país a partir da década de 1980, tendo, na Reforma Sanitária Italiana, seu exemplo inspirador (Teixeira, 1989). A aliança dos técnicos de saúde ligados às universidades e ao Ministério da Saúde com os trabalhadores, dentro da emergência do Novo Sindicalismo, criou os princípios dessa união de conhecimentos e práticas definidas por Saúde do Trabalhador. Ela aparece como contrapartida aos moldes autoritários das práticas de intervenção e regulamentação das relações saúde-trabalho da Medicina do Trabalho, Engenharia de Segurança e Saúde Ocupacional.
...