Simulação e Reestruturação Organizacional
Por: bernajusto • 29/9/2015 • Trabalho acadêmico • 2.429 Palavras (10 Páginas) • 136 Visualizações
[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
[pic 14]
[pic 15]
- INTRODUÇÃO
No ambiente atual, globalizado, competitivo e em constante mutação, a informação assume um papel de vital importância para as empresas. A necessidade de se buscar competitividade e produtividade e a impetuosa concorrência e o caráter modernizante e em contrapartida, dar resposta à crescente “modernização conservadora”.
Tal empresa foi escolhida devido ao fato desta não se demonstrar devidamente equilibrada concomitantemente ao mercado, e tal fato motivou a realização deste estudo, para que então fosse possível observar as deficiências que a comprometiam.
Novas propostas de gestão têm surgido nos últimos anos, unindo conceitos e práticas pouco utilizados nos ambientes organizacionais. Nos últimos anos uma corrente dessas propostas tem criado muitos termos que combinam a gestão das organizações. Contudo, o importante, é a lógica central de todas essas propostas.
2 JUSTIFICATIVA
A empresa do Sr. Eustáquio apesar da situação percebe-se que ela está em condições financeira equilibrada não possuindo dívidas, mas a mesma não possui recursos para investimentos e seus funcionários encontram-se desmotivados com os baixos salários e a falta de perspectivas, trazendo assim um aumento na rotatividade de pessoal. Sendo este sem dúvida um dos fatores mais relevantes para sentir a necessidade de um plano de reestruturação e reorganização da referida empresa.
Tendo o proprietário da empresa citada acumulado todas as funções de sua empresa, ficou evidenciado que a falta de uma equipe de gerência e com isso foram observados os seguintes pontos fracos, como falhas no atendimento ao consumidor, ao cliente e ao público, pois o pessoal responsável pelo setor em questão não tem preparação com relação ao atendimento, e quando os funcionários designados os mesmos não utilizam as técnicas necessárias para atendimento adequado e de qualidade.
3 PROPOSTAS DE REESTRUTURAÇÃO E REORGANIZAÇÃO
4.1.1 Planejamento
a) planejar, tanto no estratégico como no financeiro e operacional.
b) trazer soluções viáveis para esta problemática através de conhecimentos da controladoria, procurando detalhar a melhor maneira possível para a realização do planejamento, visando auxiliá-los a solucionar problemas.
4.1.2 Organização
a) elaborar um planejamento estratégico é determinar com precisão questões básicas e primordiais
b) A partir daí, simular situações diversas construir cenários, não objetivando prever o futuro, mas sim descrever possíveis acontecimentos plausíveis que poderão ocorrer. Para isso é necessário levar em consideração fatores como o histórico e resultados para ter condições de interagir.
4.1.3 Direção e Controle
a) Definir a missão significa “estabelecer a razão de existência da organização, qual seu negócio (o que faz) e de que forma atua nesse negócio (como faz)”. A missão deve ser simples, curta extremamente objetiva. Ademais, deve haver consenso entre os dirigentes da organização e ser um compromisso de todos.
b) administrar e controlar a qualidade e a produtividade da organização, tendo como resultado uma proposta definir a filosofia e/ou o programa de qualidade a ser implantado.
a) Deverá haver treinamentos, cursos de aperfeiçoamento e revisão do regulamento interno ajudarão os funcionários a se atualizarem, dando também incentivos para assim haja um desempenho organizacional satisfatório. Nesse caso, o programa de treinamento será planejado a partir do diagnóstico e deverá estar associado às necessidades estratégicas da organização.
.
5 ÁREAS DE OPERAÇÕES DA EMPRESA
5.1 RECURSOS HUMANOS
a) Deve-se encaminhar os funcionários para um treinamento de capacitação através de um plano de capacitação organizado pela empresa. Reformulação do setor de produção dos funcionários atuais que somente produzem. Devendo ainda a empresa contratar técnico para área de produção.
b) A empresa não somente indica seus objetivos e propósitos concretos futuros e em andamento, como descreve seu estado atual, seu ramo, atividade, produtos e serviços, sua abrangência, seu mercado, seu público etc. Cabe ainda implantar um sistema de pós-venda adequado, para que satisfaça o cliente.
5.2 FINANÇAS E CONTABILIDADE
a) A execução das ações estabelecidas deve ser analisada constantemente, visando mensurar desempenho x investimento e verificar se o cronograma está sendo cumprido. Só assim será possível identificar as dificuldades e prováveis falhas, possibilitando mudança de estratégia caso se faça necessária.
b) O capital financeiro é a forma mais simples de avaliar um desempenho da organização. Devendo o plano financeiro conter as seguintes informações:
5.3 MARKETING
a) Conhecimento dos benefícios procurados pelos diferentes segmentos de clientes, desenvolvendo relações que os tornam fieis e satisfeitos. Preço do pacote de satisfação é decomposto e negociado com o cliente para que este possa pagar apenas o que realmente necessita. Inclui os serviços de pré e pós-venda.
b) Comparação entre a qualidade esperada e a qualidade percebida pelo cliente e análise das causas de insatisfação. Identificação dos atributos que importam para o cliente e qual a sua avaliação com relação aos mesmos.
...