TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sinfonia Empresarial

Por:   •  23/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  785 Palavras (4 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 4

SINFONIA EMPRESARIAL

De acordo com Alberto Asquini, jurista italiano, a empresa pode ser estudada de acordo com uma diversidade de perfis, sendo o segundo deles o perfil funcional onde considera como atividade que realiza produção e circulação de bens e serviços, mediante organização de fatores de produção que envolve capital, trabalho, matéria prima, entre outros com determinados fins específicos.

A empresa e a orquestra possuem pontos em comum, possíveis de liga-los com o nosso cotidiano. Em ambos os casos existem a necessidade de integração entre os envolvidos, através da ajuda mútua e do trabalho em equipe.

Antigamente famílias tinham os costumes de colocarem seus filhos nas escolas e ter o contato desde cedo com a música clássica e alguns estudos ainda apontam um melhor rendimento a crianças que aprendem música desde cedo.

Durante os séculos XVII e XVIII, nos teatros italianos, as pessoas conversavam e jantavam nos concertos musicais e só ficavam em silêncio quando a atração principal estava prestes a começar. Atualmente os concertos acontecem em um ambiente sereno e silencioso, como em uma empresa atualmente, a concentração para realizar as tarefas.

Antigamente dava-se o nome de orquestra sinfônica aquela sustentada economicamente por uma instituição pública e orquestra filarmônica aquela mantida ou apoiada por uma instituição privada. Atualmente as coisas mudaram: cada instrumentista (músico), sabendo seu papel dentro de uma orquestra, irá apresentar o melhor trabalho e as falhas que aparecerem serão corrigidas, como em uma empresa, cada individuo, sabe do seu papel dentro da instituição e será avaliado de acordo com o seu trabalho.

Quando se falamos em Maestro, logo pensamos em alguém que rege uma orquestra, que tem o espírito de liderança, no que se refere a uma empresa, este perfil se caracteriza ao chefe, diretor, ao líder, que possui o papel de administrar, tomar decisões, mas ele não apenas rege e o administrador não apenas administra, mas também rege. Chegamos a esse fato, pois, tanto em uma orquestra como em uma empresa é necessário estabelecer ligações, como técnica, liderança, ética e sempre visando o melhor desempenho. Para tanto é necessário a realização de um trabalho integrado através de comprometimento, seriedade, participação entre outros quesitos.

Nas empresas encontros são realizados, buscando a formação e motivação dos envolvidos, direcionados tanto para funcionários de apoio como para os altos executivos, envolvendo temas como liderança, organização e trabalho em equipe, sempre buscando manter a harmonia e o perfeito funcionamento. Esses projetos visam trabalhar o emocional estabelecendo ligações entre o funcionamento de uma empresa e de uma orquestra.

Numa orquestra, o Spalla é o primeiro-violino e responsável pela execução de solos e atua quando necessário, como um regente, substituindo o maestro. Se for preciso, cabe a ele repassar aos outros músicos as determinações do maestro. Na empresa quem tem essas características é o vice-presidente que exerce o papel de chefe na instituição, na tomada de decisões na ausência ou por deliberação do presidente. Nota-se, portanto que Spalla e vice-presidente têm funções semelhantes, ou seja, manter o perfeito funcionamento da máquina (empresa ou orquestra), quando da ausência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (42 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com