Sociologia teoria weber
Por: viihjoao • 13/11/2016 • Trabalho acadêmico • 259 Palavras (2 Páginas) • 453 Visualizações
1. De posse do entendimento de Weber fazer uma comparação com as postulações teóricas desenvolvidas por Abraham Maslow, que trata das hierarquias das necessidades humanas.
Para Weber, para se compreender a realidade social o individuo é o elemento primordial. Por isto ele centrou sua atenção no sujeito individual. Na teoria de Weber, é o ser humano, o individuo social, quem dá significado a ação. Cada indivíduo age por um motivo que lhe é dado, seja pela tradição, seja pela emotividade, seja por interesses racionais, cabendo a sociologia descobrir esses possíveis sentidos presentes na realidade, pois para ele a sociologia é uma ciência voltada para a compreensão interpretativa da ação social e para a explicação causal em sua realização e seus efeitos. Desta forma o sentido que os homens estabelecem em suas ações é o que fundamenta a ordem social. Completando isto Maslow desenvolveu a teoria das necessidades humanas onde para Maslow grande parte do comportamento humano pode ser explicado devido suas necessidades e desejos. Quando o ser humano sente uma necessidade ela é considerada um estimulo a ação. Logo Maslow considerava as necessidades como fontes de motivação. Estas necessidades se dividem em cinco grupos, que se estabelecem numa pirâmide de hierarquias são elas:
[pic 1]
Portanto as duas tórias se completam, pois para Weber cada individuo age por um motivo, seja pela tradição ou por interesses racionais, e para Maslow devido o ser humano sentir necessidades ele é motivado,ou seja a necessidade é a fonte de motivação para o individuo onde ele age tentando suprir cada uma dessas necessidades.
REFERENCIAS
http://virtual.ufms.br/file.php/1674/Sociologia_Organizacional_/Sociologia_Organizacional_Miolo_Online_2ed.pdf
http://www.portal-administracao.com/2014/09/maslow-e-hierarquia-das-necessidades.html
...