Superior de Tecnologia em Logística
Por: amandakawanee • 25/9/2023 • Trabalho acadêmico • 2.929 Palavras (12 Páginas) • 32 Visualizações
[pic 1]
Curso: Superior de Tecnologia em Logística
Disciplina: Fundamentos de Logística
Período: 1º -1º ano Ano Letivo: 2023/1
Professora: Dra. Marlene Barbosa de Freitas Reis
Data da apresentação:30/05/2023
Nomes: Amanda Kawane Gomes De Jesus, Crisy Pereira Dos Santos Oliveira, Ederley Cardoso Carvalho, Luana Cardoso da Costa, Shirlley Cristina Mousinho Batista Borges.
GT: 5 Tema: Canais De Distribuição
1 INTRODUÇÃO
Nos dias atuais, as empresas estão cada vez mais evoluindo e se tornando líderes no mercado para vender os seus produtos e assim obter lucros e aumentarem o seu patrimônio. E mediante a esse cenário, as empresas devem possuir uma boa gestão da
cadeia de suprimentos, principalmente na parte da logística desde as matérias primas até os pós consumo.
É uma seção da logística que precisa estar com uma boa gestão, visto que possui
um custo muito alto que é a área do transporte, mais ligada a distribuição do produto, ou seja, como será a distribuição do seu produto até o cliente final. Esse setor da cadeia de
suprimento que se denomina a logística de distribuição está interligado as demais áreas
do processo e para ela ser bem executada, todos da organização devem estar no mesmo
nível de efetividade para o produto ser entregue no local correto, na data correta e com o
menor custo possível.
A logística de distribuição deve ser planejada e executada com toda a efetividade possível para não haver falhas e com isso não causar nenhum transtorno ao cliente, que nem sempre é o cliente final na maioria das vezes é um intermediário. E qualquer transtorno,
pode causar a redução de vendas e a perda de clientes.
Sendo assim, a logística de distribuição é necessária em todas as organizações
para que seu produto chegue com qualidade no cliente, e para ter uma boa gestão dessa
área a empresa deve realizar um planejamento entendendo quais canais de distribuiçao ela poderá utilizar, quais as formas de distribuição e níveis que a empresa está incluída
para ser definido a melhor maneira de distribuir o produto para o cliente final ou para o
intermediário que é um ponto de venda.
E com isso este trabalho tem como objetivo apresentar a logística de
distribuição e as suas características para que as empresas saibam qual é a melhor
forma de entregar seus produtos e ter um bom planejamento desse setor.
O mesmo foi constituído por uma pesquisa bibliográfica em livros, sites,
vídeos para que o trabalho seja atual e que demonstre a necessidade do porque uma
empresa deve investir da maneira correta na logística de distribuição para ter um
sucesso maior no mercado.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Conceito de canais de distribuição:
Canais de Distribuição são estruturas constituídas por instituições mútuas, envolvidas no desenvolvimento de tornar-se um produto ou um serviço disponível para uso ou aproveitamento (ROCHA e SOUSA,2017).
Os canais de Distribuição são formados pelo conjunto de pessoas ou instituições atacadistas, que promovem e facilitam o deslocamento dos produtos, desde o produtor até o consumidor. Canais de distribuição são basicamente a forma de distribuir produtos ou serviços aos clientes com parcerias ou não. Nas organizações é necessário que produtos sejam movimentados e separados dos locais de produção até o seu destino final que no caso é o consumidor (ROCHA e SOUSA,2017).
Desafios para as empresas:
É um grande desafio para as empresas qualificar os tipos de complexidade e também os níveis de Canais (NODARI,2021).
Objetivo do canal de distribuição:
O objetivo maior dos canais de distribuição é que os produtos estejam sempre disponíveis para as pessoas o mais rápido possível (NODARI,2021).
Capacidade que os canais devem ter:
Os canais devem ter a eficácia de atender e gerir a demanda dos itens da organização. Por isso estão diretamente ligados à logística e ao marketing (NODARI,2021).
O processo de distribuição opera com vários tipos de veículos de transportes, embalagens e acondicionamento, equipamentos de cargas, e descarga, operações de roteirização, rastreamento, gestão de riscos e outros (NODARI,2021).
Os intermediários:
Os intermediários desempenham um papel crucial no processo de distribuição de produtos, conectando os fabricantes aos consumidores finais. Eles facilitam o fluxo eficiente e eficaz de mercadorias ao longo da cadeia de suprimentos, desempenhando diferentes funções em cada etapa.
Varejistas: Os varejistas são intermediários que vendem produtos diretamente aos consumidores finais. Eles podem operar em uma variedade de formatos, incluindo lojas físicas, comércio eletrônico, supermercados, lojas de departamento, entre outros. Os varejistas compram produtos de atacadistas ou diretamente dos fabricantes e os revendem em quantidades menores para os consumidores. Eles desempenham um papel importante na disponibilização dos produtos ao público, oferecendo uma ampla seleção, conveniência e serviços adicionais, como promoções, assistência ao cliente e suporte pós-venda (ROCHA e SOUSA,2017).
Atacadistas: Os atacadistas são intermediários que compram grandes quantidades de produtos diretamente dos fabricantes e os vendem em quantidades menores para varejistas, empresas ou outros intermediários. Eles atuam como um elo entre os fabricantes e os varejistas, assumindo responsabilidades como o armazenamento, a gestão do inventário e a distribuição dos produtos. Os atacadistas geralmente têm relacionamentos estabelecidos com vários fabricantes, o que lhes permite oferecer uma ampla gama de produtos aos varejistas a preços competitivos (ROCHA e SOUSA,2017).
Centros de distribuição: Os centros de distribuição são instalações utilizadas para armazenar e distribuir produtos em grande escala. Eles desempenham um papel crucial na gestão do fluxo de mercadorias entre fabricantes, atacadistas e varejistas. Os produtos são enviados para os centros de distribuição, onde são consolidados, classificados e armazenados de forma eficiente. A partir daí, os produtos são enviados para os varejistas ou outros pontos de venda conforme necessário. Os centros de distribuição também podem ser responsáveis pela preparação de pedidos, embalagem, etiquetagem e envio (ROCHA e SOUSA,2017).
...