Superior de Tecnologia em Logística
Por: TATIMELO2015 • 9/4/2015 • Trabalho acadêmico • 2.118 Palavras (9 Páginas) • 171 Visualizações
DESAFIO PROFISSIONAL
Curso: Superior de Tecnologia em Logística
2º Serie
Ana Carolina Lima de Jesus RA: 8979231228
Simey Jardim Souza RA: 8529987334
Patrícia Monteiro P. Vilela RA: 9415539812
Rafael Ataliba de Campos RA: 8526927583
Armando J J Soares RA: 8977197198
Israel da Silva Menezes RA: 9518286448
DISCIPLINAS NORTEADORAS:
Processos Gerenciais; Matemática.
Professor-Tutor EaD - Frederico Emillio
Goiânia/Goiás
2014
INTRODUÇÃO
O principal objetivo deste trabalho é proporcionar aos alunos percepção sobre como atua um Diretor Administrativo, fazendo uso de todas as matérias, Matemática e Processos Gerencias.
Assim coletar informações e produzir um relatório sobre uma estrutura organizacional, fazer com que desenvolvemos nossa criatividade e inovação, elaborando um plano de capacitação e um programa de motivação. Tudo de acordo com a atividade econômica da empresa de varejo de alimentos, eletrodoméstico e eletrônico.
Para a confecção dos relatórios foi preciso realizar um estudo sobre a organização da empresa e um estudo sobre o perfil de cada funcionário (gerentes e operários) para podermos melhorar os lucros.
Estrutura Organizacional
A Estrutura organizacional é o elemento fundamental para que uma empresa mantenha o foco nos seus objetivos, dentro de um contexto geral, se subdivide em duas: Estrutura Informal e Formal.
A Formal e planejada e formalmente representada, em alguns aspectos pelo seu organograma, destaca a posições em termos de autoridades e responsabilidades e estável e esta sujeita a mudanças feitos pela direção. Já a informal surge da interação social das pessoas, o que significa que se desenvolvem espontaneamente quando as pessoas se reúnem. Representa relações usualmente não aparecem no organograma, são relacionamentos não-documentados.
No caso desta estrutura usaremos a formal, fazendo um Organograma que é uma representação feita em gráficos para definir de forma hierárquica a organização do Horterdan- Hipermarca.
Diz-se que o primeiro organograma foi criado por Daniel C. McCallum que era um administrador de ferrovias do ano de 1856. Ele criou o organograma com o intuito de mostrar como estavam dispostas as unidades funcionais de sua empresa, a hierarquia e as relações de comunicação.
Ao fazer este organograma tivemos que pensar que este é uma representação da organização em determinado momento e que pode mudar daqui um tempo, por isso, a interpretação de um organograma deve ser flexível.
Além dos elementos que devem constar no organograma há ainda diversos tipos de organograma: Organograma vertical que é o modelo clássico, usado para representar a hierarquia de uma empresa;
Organograma circular (radial), este também mostra a hierarquia da empresa, mas de maneira mais suave, pois as hierarquias são apresentadas lado a lado;
Organograma funcional é parecido com organograma vertical, mas não representa relações hierárquicas, mas as relações funcionais da organização; organograma matricial não apresenta definições precisas sobre estrutura da empresa, nem das unidades funcionais, mas apenas de grupos de trabalho por projetos que podem ser temporários.
Como se vê até mesmo para elaborar um organograma exigiu um estudo de que tipo de organograma é ideal para a empresa. Nos fizemos um Organograma Vertical um modelo clássico.
O organograma mostra como estão dispostas unidades funcionais, a hierarquia e as relações de comunicação existentes entre estes. Os órgãos são unidades administrativas com funções bem definidas.
Plano de Capacitação
Para ter sucesso, a equipe precisara adquirir competência no desenho e na liderança, ter uma capacitação coletiva que será tão importante quanto à capacidade de projetar estratégias inovadoras e arquiteturas organizacionais.
Mesmo com definições tão claras, em dicionários e outras fontes de consulta sobre capacitação, formação e qualificação profissional, é preciso entender o que os funcionários estão à procura o que a empresa deseja de seus operários.
O Ciclo de Gestão de Performance é uma ótima forma de avaliar, os funcionários assim saber a melhor forma de capacita-lo.
Após todos os estudos feitos elaboramos um plano que seria:
• Entrar com um convenio com o uma empresa de cursos para melhorar a eficácia dos funcionários.
Abrindo vagas para os funcionários interessado, em fazer cursos no sábado sendo pago pela empresa. Cursos de aprimoramento da área trabalhada.
• Treinamento no horário de trabalho por pessoas especialista, colocando a disposição de o funcionário fazer perguntas.
• Palestras sobre cada área, uma por mês, para todos os funcionários, para que compreendam melhor seus colegas, sabendo dos altos e baixos da função de cada um. Assim favorecendo a integração entre Diretores, Gerentes e Operários.
• Elaborada uma lista de eventos nacionais e internacionais, para que o participante possa efetuar a escolha apropriada às suas necessidades. Indo adquirir novos conhecimentos.
• JOB ROTATION:
Um plano em longo prazo tem em mente fazer um job rotation é uma importante ferramenta para o administrador previdente e deve ser usada justamente na chamada zona de conforto. Esse sistema, elaborado há mais de vinte anos, nada mais é do que a rotação de funcionários em vários cargos.
No papel, a técnica parece bastante simples. Mais deve primeiro analisar o organograma, estudar as funções e atividades de todos os funcionários e identificar o que considera
...