Síntese Miopia em Marketing
Por: Thalia Santos • 17/6/2016 • Resenha • 385 Palavras (2 Páginas) • 405 Visualizações
Síntese Miopia em Marketing
Sabe-se da importância de se ter um bom gerenciamento dentro da organização e que o mesmo está voltado a muitas decisões no dia-a-dia, afetando diretamente ao andamento das atividades dentro da mesma.
Sendo assim, Theodore Levitt em seu artigo Miopia em Marketing expõe alguns exemplos de fracassos empresariais que agiram de acordo com o produto e não no cliente, tendo este ultimo como principal contribuinte de desenvolvimento e sobrevivência.
As organizações da época em período de “rápida expansão” obtiveram visão míope quanto à definição apropriada sobre suas possibilidades no mercado, estas, que estão relacionadas às satisfações do cliente. Dentre os exemplos ele cita as estradas de ferro, a qual por esse erro, seus investimentos voltaram-se ao setor ferroviário em vez do transporte, provocando assim sua decadência.
Tendo o foco no produto como principal causa das decadências de muitas empresas, Levitt chega a uma conclusão a qual ele chama de “ciclo auto-ilusório” correspondente a quatro decisões:
“1. a crença de que o desenvolvimento é assegurado por uma população em crescimento e mais opulenta. 2. De que não há substituto que possa concorrer com o principal produto na industria. 3. Fé exagerada na produção em massa e nas vantagens na queda rápida dos custos unitários, a medida que aumenta a produção. 4. A preocupação com um produto que se presta a experimentação cientifica cuidadosamente controlada, ao aperfeiçoamento e a redução dos custos de fabricação”. (LEVITT, 1960, pag 04).
Ao identificar essas crenças, para exemplificar, o autor usa os setores do petróleo, dos automóveis e da eletrônica, as quais usufruem de uma grande reputação. Por parte dos investidores há certa autoconfiança, porém, assim como as outras empresas que passaram por erros administrativos quanto à obsolescência, esses setores também estão sujeitos a sofrerem o mesmo futuramente.
Por isso, as organizações precisam estar atentas às mudanças para assim tomarem decisões corretas para a sobrevivência, inovando e ultrapassando seus concorrentes. É importante reassaltar os métodos que podem ser utilizados, como as pesquisas e obtenção de detalhes específicos quanto às exigências do mercado e as reais necessidades de seus clientes.
Todavia, cabe à alta administração evitar os erros cometidos pelos exemplos citados, procurando sempre o melhor planejamento e a utilização de seus recursos internos e externos de forma adequada, visando sempre o estado atual e futuro satisfazendo e fidelizando cada vez mais clientes.
...