TEO ADM PUB
Por: fbvargas • 2/10/2015 • Trabalho acadêmico • 391 Palavras (2 Páginas) • 251 Visualizações
Questão 1
Quando se analisa a importância da administração como prática social observa-se que pelo fato da prática social consistir em procedimentos, métodos e técnicas que são executados e dirigidos de forma apropriada pela população em geral, temos que esse conhecimento mútuo promove o equilíbrio necessário à Administração Pública, onde as ações são feitas de um determinado modo, aceito e legitimado no grupo social em que vivemos (JUNQUILHO, P.23-24).
Questão 2
Governabilidade é uma capacidade política de governar originada das relações de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade, já governança é a capacidade financeira e administrativa de um governo implementar políticas públicas (JUNQUILHO, P.34).
Questão 3:
Questão 4
Ao se analisar a dominação na Administração Pública temos que todos os cargos de governo que constituem suas estruturas administrativas estão sob um domínio pessoal de um chefe imediato. Esse chefe imediato exerce dominação sobre seus subordinados e dessa forma, são estabelecidas relações de confiança e obediência estreita entre o servidor público e o chefe imediato. Obviamente isso não é uma regra geral, existe atualmente a política da meritocracia que promove a ascensão do servidor baseado no mérito. (JUNQUILHO, P.46-48)
Questão 5:
Dominação carismática, dominação tradicional do tipo patrimonial, dominação racional/legal
Questão 6. A burocracia é um conjunto de normas que visa a regulamentação do serviço público, buscando-se assim, um padrão composto por procedimentos administrativos semelhantes entre as repartições públicas a fim de se facilitar a vida do cidadão. O problema reside na condução da burocracia pelo setor público, que devido a problemas de origem técnico-administrativo ou de recursos humanos, cria barreiras para a resolução dos problemas administrativos. Condutas como procrastinação, falta de transparência, são alguns elementos que aliados a problemas de caráter tecnológico afetam a imagem da burocracia.
Questão 7.
Administração Pública Patrimonialista: Ascensão mediante concessão do mandatário, centralização do exercício do governo, apropriação de parte das atividades por terceiros, entre outras (JUNQUILHO, P.47-48).
Administração Pública Burocrática: Definição de regras, estatutos formais, recrutamento baseado em regras claras, estrutura hierárquica de mando e obediência, entre outras (JUNQUILHO, P.51).
Nova Gestão Pública: Noção como o gasto público como custo improdutivo ao contrário de investimento coletivo e social, critica a interferência negativa do Estado nos mercados, definição do estado como principal empreendedor, ênfase na importância do poder e na mudança de papel dos chamados administradores públicos (JUNQUILHO, P.59)
Questão 8.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
...