Taxa de Câmbio
Por: jdiego123 • 10/6/2018 • Trabalho acadêmico • 477 Palavras (2 Páginas) • 153 Visualizações
Taxa Câmbio
Taxa de câmbio é o valor de uma moeda estrangeira, cobrado em centavos da moeda nacional, é o custo de uma moeda relacionada a outra, mas as moedas em questão precisam ser conversíveis para isso ocorrer, alem de apresentar a condição de troca, a taxa de câmbio também representa relações de trocas entre os países, é uma das mais importantes macroeconomia, sobre tudo ao comercio internacional.
A taxa de câmbio é direta na hora de mostrar o preço de uma unidade de moeda estrangeira em moeda nacional, apresenta a quantidade certa de moeda estrangeira para se comprar uma moeda nacional.
Os preços variam em compra e venda. Na venda é o preço que o banco definiu sendo o Banco Central que autoriza o valor. Na compra é o valor da moeda nacional, que o banco paga em moeda estrangeira.
Nossas moedas são classificadas em conversíveis e inconversíveis. As moedas conversíveis são as moedas mais fortes, de países com a economia alta, como os Estados Unidos ou a União Européia, já as moedas inconversíveis são se economias desfavoráveis que correm risco.
Política cambial
São medidas e ações do governo que são influencias diretas no comportamento do mercado de câmbio e na taxa de cambio, o mercado de cambio é onde se realizam as operações de troca de moeda autorizadas pelos agentes do Banco Central entre distribuidores, bancos, corretoras entre seus clientes.
No Brasil o mercado de câmbio é fiscalizado também pelo Banco Central, onde regulamenta tudo que entra e sai de moeda no Pais, são incluídas no mercado de câmbio brasileiro recebimentos, pagamentos e transferências para o exterior mediante cartões internacionais.
Cambio atual
Em 1954 a taxa possuía um piso e um teto, onde era ancorado um valor Maximo e um valor mínimo, conhecido como Ancora Cambial, esse modelo de taxa foi executado até os anos 1999.
Nos dias de hoje o câmbio adotado é o câmbio flutuante, onde quem decide o valor é o mercado através das forças de demandas, conhecido também como Câmbio livre quando se da total liberdade na variação da taxa. O valor da taxa muda à medida que acontecem mudanças variáveis e influenciam a demanda e a oferta. O governa não fica por fora disso tudo, ele sempre monitora as taxas e seus valores e se perceber que a taxa atual pode prejudicar a economia ele entra em ação para estabilizar, esse plano B é conhecido como Flutuação suja.
Contrato de cambio
É um documento onde formaliza a compra e venda da moeda nacional e estrangeira, são estabelecidas regras e condições a serem seguidas, informa os motivos e relações da compra ou da venda, qual a taxa que foi vendida, e o valor correspondente a moeda nacional. Todos os contratos devem ser registrados no Sistema de Câmbio. Não é obrigatório o contrato de câmbio nas operações de até US $ 3 mil.
...