Tecnologias de Gestão Organizacional
Pesquisas Acadêmicas: Tecnologias de Gestão Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Angela • 11/10/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 3.209 Palavras (13 Páginas) • 334 Visualizações
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Tecnologias de Gestão
Trabalho apresentado a disciplina de Tecnologias de Gestão da Universidade Anhanguera- UNIDERP.
Professor EAD: Dr. Oderson Dias de Mello.
Tutor Presencial: Jeane Clesia.
Tutor EAD: Carmem Martíns Régis.
JARAGUÁ DO SUL / SC
2013
INTRODUÇÃO
O objetivo deste relatório primeiramente é identificar os desafios para o gestor contemporâneo, a capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidiana para o ambiente de trabalho e do nosso campo profissional em diferentes modelos organizacionais, conceitua-se o que é mudança organizacional e quebra de paradigmas. Apresentam-se tecnologias de Gestão Organizacional, conceitos como terceirização, benchmarking, gerenciamento com livro aberto, reengenharia, empowerment, gestão em organização horizontal e aprendizagem organizacional. Abordam-se as ferramentas de Gestão Organizacional, como os Sistemas de Informações Gerenciais.
Etapa1
Desafio para o gestor contemporâneo.
Nome: BJ CONFECÇÕES LTDA
Localização: Rua Horácio Rubini, 555 - Barra do Rio Cerro - Jaraguá do Sul-SC
Segmento: Vestuário
Produtos Fabricados/ Comercializados: Moda Feminina Adulta
Porte: Empresa de Pequeno Porte
Missão e valores: Em definição.
Justificativa pela escolha: É uma empresa em expansão, reconhecida no mercado onde esta inserida. O publico também reconhece sua trajetória de sucesso. Vemos nisso, crescente busca de postos de trabalho na empresa.
Contato na empresa: Marli Jungton.
A mudança organizacional é uma transformação com intuito de melhorar a eficácia da empresa, para conseguir manter-se no mercado, satisfazer o cliente e vencer concorrentes. Para ocorrer à Mudança é preciso determinar como ela ocorrera, porque ela é necessária.
Ocorre um envelhecimento precoce do produto quando há um produto mais eficaz no mercado.
Evolução tecnológica é quando a empresa possui tecnologia que facilita o processo de produção, diminuindo custos.
Não se pode mudar constantemente, não existe mudar por modismo, mas é preciso acompanhar a tendência de cada setor. As Mudanças Organizacionais devem ser estudadas, planejadas para que surtam o efeito esperado e gerem credibilidade e estabilidade ao mercado e entre os colaboradores.
Quebra de paradigmas.
Entendemos que paradigmas são modelos, referencias para lidar com situações. Em geral, empresas usam esses paradigmas para nortear suas ações. Com a atual transição rápida dos mercados, as empresas necessitam adaptar-se a essas novas situações e nem sempre os paradigmas utilizados suprem a necessidade. Assim ocorre a quebra de paradigmas, dessas referencias porque tais indicadores não suprem a necessidade de respostas. Essas mudanças são um reajuste em busca de novas soluções.
Gestor Organizacional.
Gestor é administrador com novas responsabilidades. A ele se atribui funções e habilidades como: qualidade, criatividade, racionalização dos processos, flexibilização e a capacidade de planejar de maneira estratégica, alocar recursos (humanos, materiais e naturais) de maneira que seja possível atender a necessidade do mercado atual e atingir os objetivos traçados para a organização.
Papeis do gestor organizacional.
Papel Interpessoal.
Representação: Representa a função de estar presente em locais e momentos importantes (ex: cerimoniais, comparecer a casamentos, e outros eventos). Representa a organização, portanto é um símbolo desta.
Liderança: Dirige e motiva pessoas, treina, aconselha, orienta e se comunica com subordinados.
Ligação: Mantêm relacionamentos que auxiliam o desenvolvimento de sua empresa e de outros. Ele faz o intercâmbio entre pessoas que irão gerar novos negócios ou facilitar os negócios existentes. Também usando as redes de comunicação dentro e fora da organização, usa malotes, telefonemas e reuniões.
Papel Informacional: Monitoração: Manda e recebe informação, lê revistas e relatórios, mantém contatos pessoais.
Coletor: Busca as informações dentro e fora das organizações, procura se informar o máximo possível nas mais variadas fontes de informação. O papel é possuir o maior volume de informações relativas à organização.
Disseminação: Sua função é comunicar as informações à equipe para mantê-la atualizada e em sintonia com a empresa.
Porta - voz: Quando é necessário comunicar informações para o publico que se localiza fora da organização. Deve possuir a sensibilidade para discernir entre o que pode ou não ser comunicado das informações empresariais.
Papel Decisorial.
Empreendedor: Assume riscos, delega ao tentar melhorar seus negócios propondo maneiras inovadoras ou novos projetos que alavanquem a organização.
Resolve conflitos: Encontra-se em um ambiente instável e suscetível a um variado leque de problemas. Ele deve atuar identificando esses problemas e apresentando soluções.
Alocação de recursos: Deve encontrar o equilíbrio para alocar a quantidade correta de recursos e sua utilização. Decide a quem atribuir estes recursos, programa, orça e estabelece prioridades.
Negociação: Deve ser um bom negociador, pois estará praticando esse papel constantemente em suas atividades. Ele deve negociar tanto com o ambiente interno como com o ambiente externo sempre objetivando os melhores resultados
...