Tempos Modernos e o Fordismo
Por: gabrielagons • 16/3/2017 • Trabalho acadêmico • 257 Palavras (2 Páginas) • 4.071 Visualizações
Relação entre o Filme Tempos Modernos, Taylorismo e Fordismo- Teoria dos Recursos Humanos
Tempos Modernos e o Fordismo: Henry Ford estabeleceu a separação entre concepção e execução, fundamentando-se no trabalho subdividido e simplificado. Desta forma, necessitava de pouco tempo para o treinamento dos trabalhadores, o que permitia a integração de pessoas simples e sem grande formação educacional na produção capitalista, que é o caso do personagem de Charlie Chaplin. Desse modo o Fordismo se mostra no filme, como a inovação técnica e organizacional da produção e do processo de trabalho.
No filme Tempos Modernos, é perceptível a linha de montagem (Fordismo), onde evita que os trabalhadores se desloquem, mantendo um fluxo contínuo de produção. Há uma cena do filme em que mostra de forma transparente a atividade repetitiva, parcelada e monótona na linha de montagem, em que a velocidade e o ritmo são estabelecidos independentes do trabalhador, já que a esteira impõe o seu tempo.
Tempos Modernos e o Taylorismo: O filme Tempos Modernos mostra de uma forma clara e objetiva sobre o pensamento de Taylor entre o homem e máquina. Na visão de Taylor o homem se assemelha a uma máquina, como se fosse treinado à uma função específica e limitada dentro de uma organização, deixando as tarefas de elaboração para os cargos de maior responsabilidade, a fim do trabalhador braçal desenvolver apenas um processo, visando o aumento da produção e a facilidade de administração.
É possível observar essa teoria na cena em que mostra Charlie Chaplin fazendo movimentos repetitivos, no qual o mesmo parece estar em “modo automático”.
...