Teoria Administrativa
Por: renankayro • 7/4/2015 • Trabalho acadêmico • 531 Palavras (3 Páginas) • 235 Visualizações
Teoria Administrativa
A teoria administrativa é, em certos aspectos, uma decorrência da Teoria das Organizações, a teoria da administração trata-se do estudo da administração dessas organizações em geral e das empresas em particular. É uma teoria que sempre está em expansão e gradativamente abrangente.
Administração Cientifica
É o nome que recebeu, por causa da tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da administração, a fim de alcançar elevada eficiência industrial. Um dos principais métodos científicos aplicáveis aos problemas administrativos são a observação e a mensuração.
Teoria Clássica e Neoclássica
A teoria clássica nasceu com Henri Fayol, que inaugurou a abordagem anatômica e estrutural da empresa, substituindo a visão de Taylor por uma visão mais ampla, global e universal. Defendia a visão anatômica da empresa nas organizações formais, nos diferentes órgãos que compõem a estrutura organizacional.
A teoria neoclássica foi onde alguns autores expandirão ainda mais as ideia de Fayol.
Teoria Burocrática
A teoria Burocrática nasceu com Max Weber, e teve como principal identificar características da organização formal, que foi voltada exclusivamente para a racionalidade, e para a eficiência.
Teoria Estruturalista
Se desenvolveu a partir dos estudos das limitações e rigidez da teoria burocrática, nesta teoria foi introduzido um novo conceito de sistema aberto no estudo das organizações, e tentaram compatibilizar as contribuições clássica e humanista.
Teoria das Relações Humanas
Trata-se de uma abordagem mais democrática e liberalizante, e surgiu como uma teoria de oposição e combate à Teoria Clássica, que teve seus conceitos desenvolvidos a partir da psicologia e sociologia industrial.
Teoria do Comportamento Organizacional
Criada por Herbert A. Simon publicada em um livro, ele criou uma teoria das decisões, visto que a decisão era muito mais importante do que a execução em si, as empresas passaram a serem visualizadas como sistemas de decisões, onde as pessoas percebem, sentem, decidem e agem, definindo seus comportamentos frente às situações com que se deparam.
Teoria do Desenvolvimento Organizacional
É voltada para as estratégias de mudança organizacional planejada por meio de modelos de diagnóstico, intervenção e de mudança, envolvendo modificações estruturais ao lado de modificações comportamentais para melhorar a eficiência e eficácia das empresas.
Teoria Estruturalista e Neo - Estruturalista (Ambiente)
Foi visto que apenas os estudos das variáveis internas, não proporcionava uma compreensão ampla da estrutura e do comportamento organizacionais. Tornou-se necessário estudar não só apenas as variáveis internas, mas também as variáveis externas que eram fora da empresa, assim tendo uma visão mais ampla e eram responsáveis por influenciar profundamente seus aspectos estruturais e comportamentais. Com está interação passou a explicar com maior profundidade alguns aspectos da estrutura organizacional, e também dos processos operacionais utilizados pelas empresas.
...