Teoria neoclassica
Por: Erick Hideki • 29/4/2015 • Trabalho acadêmico • 898 Palavras (4 Páginas) • 678 Visualizações
Todo contexto da teoria neoclássica nada mais é do que uma abordagem da Teoria Clássica incluindo indústrias, varejos, ongs, escolas e etc. As características da Teoria Neoclássica tem como modelo a praticidade da Administração, tendo em vista resultados eficazes, assim dando-lhe uma configuração mais flexível que a Teoria Clássica.
Em outras palavras, os autores neoclássicos entendem a administração como forma de controlar, dirigir e orientar os esforços de uma equipe de colaboradores com o mesmo objetivo final. Na verdade, todas as empresas e instituições são organizações e, por esse motivo tem seu objetivo administrativo em comum. Ou seja, a Teoria Neoclássica busca eficiência e enfatiza os fins e os resultados, na busca também da eficácia.
Existe também o conceito de quantos subordinados que um administrador pode coordenar, tendo em vista a centralização e descentralização da organização. A vantagens da centralização, são pessoa são pessoas mais capacitadas, decisões maia orientadas pelos interesses na empresa. As desvantagens são as crises, pois é mais demorado a chegada de informação a todas as áreas, a distância principalmente dos acontecimentos com próprio cliente. A descentralização, facilita a comunicação com o cliente, gera contato direto com os subordinados. A desvantagem é a demora nas decisões simples do dia a dia, podendo ocorrer falta de informação nos acontecimentos até a liderança
Os Neoclássicos nos apresentaram a eficiência e a eficácia, que significa o alcance do objetivo e os recursos usados no processo até chegar ao mesmo. Pra isso, utilizam a divisão do trabalho, onde busca a eficiência, que são divididos em três processos diferentes, são esses institucional, intermediário e o operacional. A consequência da divisão do trabalho foi a especialização em cada setor, onde passou a ter funções detalhadas realizadas. A hierarquia apareceu para especificar as funções e os comandos, e determinar autoridades dentro da organização e suas responsabilidades. O gerente deveria analisar as condições do colaborador, e determinar o tipo de tarefa a ser realizada pelo mesmo, e manter sobre seu controle a eficiência e eficácia do objetivo. Além de avaliar e recompensar seu trabalho.
Enfase na prática da administração: A Teoria Neoclássica tem como característica uma forte parte nas bases práticas sobre a Administração, sendo caracterizada pelos instrumentais da teoria geral. A procura de objetivos concretos, mesmo não esquecendo dos conceitos teóricos da Administração.
Reafirmação dos Postulados Clássicos: Na Teoria Neoclassica retomam a maior parte dos estudos feitos, mudando-o e reestruturando-o de acordo com a época atual, fazendo com que tenha uma configuração mais flexível. A organização do tipo linear, funcional e linha staff, as relações de acessoria e linha, as dificuldades de autoridade e responsabilidade, a departamentalização e toda uma série de conceitos clássicos e básicos são alinhados novamente dentro da abordagem neoclássica
Ecletismos nos conceitos: Todos os autores neoclássicos são ecléticos, conhecendo assim o material de outras teorias administrativas feitas recentemente. A naturalidade de outros autores e idéias, somados ás origens diferentes faz da Teoria Neoclássica ser muito difersificada. Seria um movimento que se mistura muitas idéias e valores totalmente diferentes. Devido a toda essa mistura, essa teoria é uma figura atualizada da Teoria Clássica, dentro do figurino eclético definido pela formação do Administrador na metade do final do século XX
Enfase nos Objetivos e Resultados: As organizações não existem apenas para si mesmas, mas para produzir resultados e alcançar objetivos. A organização gira em torno de seus objetivos e resultados, e assim deve ser dimensionada, estruturada e orientada. Dai a ênfase nos objetivos organizacionais, e nas suas pretenções de objetivos, visando avaliar o seu desempenho. Os objetivos e resultados são visados e extremamente importante para a organização, ela espera conseguir alcança-los pela eficácia e eficiência de sua operação. Se a operação errar, não será alcançado totalmente seu objetivo, e serão simplesmente frustrados. Em outras palavras, o que justifica a existência de uma organização são seus objetivos alcançados. Um dos melhores materiais da Teoria Neoclássica é chamada Administração por Objetivos (APO).
...