Teorias motivacionais de conteúdo
Relatório de pesquisa: Teorias motivacionais de conteúdo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carlisonandre • 12/5/2014 • Relatório de pesquisa • 5.289 Palavras (22 Páginas) • 481 Visualizações
TRABALHO DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO
MOTIVAÇÃO
Por que algumas pessoas trabalham com entusiasmo, fazendo, com freqüência, muito mais do que é exigido, e revelando um desempenho extraordinário? Por que outros são exitantes e fazem apenas o mínimo necessário para evitar serem repreendidos ou demitidos? Como um gerente ou líder de equipe poderia criar um ambiente de trabalho de alto desempenho?
O que é motivação?
Motivação é usado na teoria da gestão para descrever forças dentro do indivíduo que são responsáveis pelo nível, direção e persistência dos esforços empregados no trabalho. Em suma, uma pessoa mais motivada trabalha mais em sua função, uma desmotivada, não.
Recompensa
Recompensa é um resultado do trabalho que traz valor positivo para o indivíduo. Um cenário de trabalho de elevada motivação é rico em recompensas para as pessoas cujos resultados contribuem de forma significativa no alcance dos objetivos organizacionais. Em administração, existem dois tipos de recompensas:
• Recompensas extrínsecas: são administradas externamente. São recompensas concedidas a alguém por outra pessoa, geralmente um supervisor ou gerente, de um nível mais alto. Os exemplos mais usuais no ambiente de trabalho são pagamento de bônus, promoções, folgas, atribuições especiais, melhorias no ambiente, prêmios, reconhecimentos e elogios verbais.
• Recompensas intrínsecas: São auto-administradas. Elas ocorrem naturalmente, á medida que alguém executa uma tarefa que, nesse sentido, traga em si mesma as recompensas. As principais fontes de recompensa intrínseca são os (?) de competência, desenvolvimento pessoal e autocontrole que as pessoas (?) em seu trabalho.
TEORIAS MOTIVACIONAIS DE CONTEÚDO
A MAIORIA DAS DISCUSSÕES SOBRE MOTIVAÇÃO COMEÇA COM O CONCEITO DE NECESSIDADES INDIVIDUAIS.
NECESSIDADE É UM DESEJO FISIOLÓGICO OU PSICOLÓGICO NÃO-ATENDIDO.
AS TEORIA MOTIVACIONAIS DE CONTEÚDO USAM NECESSIDADES INDIVIDUAIS PARA EXPLICAR O COMPORTAMENTO E ATITUDES DAS PESSOAS NO TRABALHO.
EMBORA CADA TEORIA QUE SERÁ APRESENTADA A SEGUIR DISCUTA UM CONJUNTO LIGEIRAMENTE DIFERENTE DE NECESSIDADES, TODAS CONCORDAM COM O FATO DE QUE AS NECESSIDADES CAUSAM TENSÕES QUE INFLUENCIAM AS ATITUDES E O COMPORTAMENTO.
BONS LÍDERES E GERENTES ESTABELECEM CONDIÇÕES ONDE AS PESSOAS POSSAM SATISFAZER NECESSIDADES IMPORTANTES POR MEIO DE SEU TRABALHO. TAMBÉM ELIMINAM OBSTÁCULOS NO TRABALHO QUE INTERFIRAM NA SATISFAÇÃO DAS NECESSIDADES IMPORTANTES.
Teoria da Hierarquia das necessidades
• Segundo Maslow, uma necessidade é uma carência fisiológica ou psicológica que alguém sente a compulsão de satisfazer. As necessidades criam tensões que podem influenciar atitudes e comportamentos de uma pessoa no trabalho.
• Maslow identificou em seus estudos os cinco níveis de necessidades humanas. São eles:
ATENDER AS NECESSIDADES DE AUTO-REALIZAÇÃO
ATENDER AS NECESSIDADES DE STATUS OU AUTO-ESTIMA
ATENDER AS NECESSIDADES SOCIAIS OU DE ASSOCIAÇÃO
ATENDER AS NECESSIDADES DE SEGURANÇA
ATENDER AS NECESSIDADES FISIOLÓGICAS
As necessidades de fisiológicas são: INTERVALOS PARA DESCANSOS E LANCHES / CONFORTO FÍSICO NO EMPREGO / NÚMERO RAZOÁVEL DE HORAS DE TRABALHO
As necessidades de segurança são: CONDIÇÕES DE TRABALHO SEGURAS / SEGURANÇA NO EMPREGO / REMUNERAÇÃO E BENEFÍCIOS
As necessidades de sociais ou de associação são: COLEGAS AMISTOSOS / INTERAÇÃO COM CLIENTES / SUPERVISOR AGRADÁVEL
As necessidades de status ou auto-estima são: RESPONSABILIDADE POR UMA TAREFA IMPORTANTE/ PROMOÇÃO PARA UM CARGO DE MAIOR IMPORTÂNCIA / ELOGIO E RECONHECIMENTO DO CHEFE
As necessidades de auto-realização são: TRABALHO CRIATIVO E DESAFIADOR / PARTICIPAÇÃO NA TOMADA DE DECISÕES / FLEXIBILIDADE DA FUNÇÃO E AUTONOMIA
A teoria de Maslow está baseada em dois princípios fundamentais:
1. PRINCÍPIO DO DÉFCIT – Uma necessidade não é um motivador de comportamento. As pessoas agem para satisfazer necessidades das quais estão sendo “privadas”, aquelas para as quais existe um défcit de satisfação.
2. PRINCÍPIO DA PROGRESSÃO – As cinco necessidades existem em uma hierarquia de “preeminência”. Uma necessidade em qualquer nível só é ativada quando outra necessidade em nível imediatamente inferior for satisfeita.
De acordo com Maslow, são válidas as seguintes premissas:
As necessidades básicas
TEORIA ERG
Clayton Alderfer é o autor de uma versão revista da teoria de Maslow. Suas propostas tem o nome de Teoria ERG. Alderfer entende que há 3 grupos principais de necessidades 9cujas letras formam a sigla):
1. Existence, Existência: Compreende as necessidades básicas, fisiológicas e de segurança, de Maslow.
2. Relatedness, relacionamento: Compreende as necessidades de relações pessoais significativas e as necessidades de estima, de Maslow.
3. Growth, Crescimento: É a necessidade ou desejo intrínseco de crescimento pessoal e auto-realização.
Alderfer difere de Maslow porque acredita porque acredita que a satisfação das necessidades não é seqüencial, mas simultânea. Dois princípios formam a base da Teoria de Aldefer:
• Mais de uma necessidade pode funcionar ao mesmo tempo.
• Se uma necessidade de ordem elevada
...