TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Motivacionais

Dissertações: Teorias Motivacionais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  834 Visualizações

Página 1 de 2

teorias motivacionais. Relacione as teorias estudadas com a prática administrativa. Qual você acha mais adequada para utilizar e qual ou quais são as menos adequadas, fundamentando e explicando seus motivos.

Maslow hierarquizou os fatores que satisfazem o indivíduo, percebo que as teorias de Maslow e Herzberg são essenciais, nem tudo que satisfaz o individuo é motivação, pra mim motivação é uma força interna, pessoal, que cada um tem dentro de si, é claro que as necessidades apresentadas são importantes. Através da auto estima ,auto realização, da busca pela realização de seus desejos ,sonhos e estando o individuo em um ambiente com condições adequadas, onde se sente reconhecido, consequentemente se sentirá motivado.

segue abaixo as teorias:

Teoria de Maslow: ele procura explicar por que as pessoas são motivadas a

determinados momentos por necessidades específicas. Onde uma pessoa passa seu tempo gastando energia ocupando-se com segurança pessoal enquanto outra se privilegia-se com a obtenção de estima. Sua teoria explica também a procura da identificação por necessidades básicas que uma pessoa procura satisfazer-se, pois é o ideal que a motivação é provocada por deficiências de uma ou grupos de necessidades.

TEORIA DE HERZBERG: Na administração e na psicologia, a teoria dos dois fatores de Herzberg é a teoria proposta por Frederick Herzberg que aborda a situação de motivação e satisfação das pessoas. O objetivo era entender os fatores que causariam insatisfação e aqueles que seriam os responsáveis pela satisfação no ambiente de trabalho.1

Nesta teoria, Herzberg afirmava que existiam dois fatores que afetavam o individuo:

"Fatores motivadores" (que levam a satisfação): a satisfação no cargo é função do conteúdo ou atividades desafiadoras e estimulantes do cargo;

"Fatores higiênicos"(que levam a insatisfação): a insatisfação no cargo é função do ambiente, do salário, da supervisão, dos colegas e do contexto geral do cargo, enriquecimento do cargo (ampliar as responsabilidades).

Herzberg, verificou e evidenciou através de muitos estudos práticos a presença de que dois fatores distintos devem ser considerados na satisfação do cargo; são eles: os Fatores Higiênicos e os Motivacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com