Tomada de Decisão
Por: kati • 4/6/2016 • Trabalho acadêmico • 659 Palavras (3 Páginas) • 353 Visualizações
Empresa: TEND TUDO
Apesar da crise no setor da construção civil a loja por localizar-se num local bem acessível, tem efetuado boas vendas. Porém a mesma não tem um sistema de entrega e o cliente tem que providenciar seu modo de levar sua mercadoria. Alem disso o setor que libera a mercadoria do cliente pós compra chama-se EXPEDIÇÂO,que funciona da seguinte forma:
Pós compra o cliente segue para o setor de Expedição que fica do lado externo da loja, lá o mesmo tem uma sala de espera com pequeno balcão onde o cliente entrega a nota de compra para o atendente do setor que solicitando que o cliente aguarde. Nesse período o atendente procura o produto comprado, emiti a nota fiscal para poder entregar o produto ao cliente.
Problema:
Sendo que o problema esta no tempo do processo de entrega do produto e da nota fiscal, que é muito demorado e como não é um só cliente para atender, o mesmo acaba se irritando e desistindo da compra, solicitando o cancelamento da mesma, e isso é outro processo complicado, pois agora teremos que cancelar a compra e muitas vezes efetuar o estorno do cartão do cliente, irritando-o ainda mais. Onde os clientes alem de ter que se virar pra levar a mercadoria, tem que aguardar a demora da liberação da mesma que muitas vezes esta exposta na loja mais não tem no estoque. E esse probleminha esta causando em meio a essa crise financeira a perca de muitos clientes.
Prospecção:
O que deve ser feito para agilizar o atendimento e entrega do cliente, e para evitar o constrangimento ao mesmo e a perca do dele.
Concepção:
- Contratação e qualificação de pessoal com divisão de tarefas para todos.
- Poderia contratar um serviço terceirizado de entrega com dia marcado se o cliente não puder levar o produto comprado. E treinar o pessoal do setor.
- Investir em informatização onde assim que o cliente pagasse pelo produto o setor receberia uma mensagem de aviso para que o estoque separasse a mercadoria para adiantar o processo de entrega.
- Contrataria mais funcionários para o setor de entrega e emissão de nota fiscal,e e se o cliente quisesse desistir da comprar agilizar o estorno do cartão.
- Criaria um balcão de embalagem e entrega dentro da loja, já que a expedição é na parte externa, e o produto que o cliente quisesse levar na hora o próprio vendedor ficaria encarregado de informar ao estoque que separaria a mercadoria e levaria ate o balcão com uma cópia da nota marcaria o ele iria levar e o que o cliente não pudesse levar na hora, deixava em branco e daria o canhoto ao cliente quando o mesmo viesse buscar a mercadoria.
- O vendedor seria responsável por deixar o cliente ciente de que a loja não trabalha com entrega, porém disponibilizaria alguns contatos de fretagem e ofereceria um bom desconto ao cliente, e o mesmo vendedor seria responsável de informar ao estoque a separação da mercadoria para estar disponível no dia,ou hora em que o cliente viesse buscá-la
- Contrataria uma empresa terceirizada e combinaria com o cliente a entrega deixando-o ciente que cobraria pela entrega x valor.
Solução:
A situação foi analisada e a decisão tomada foi:
O vendedor ficaria responsável de informar ao cliente que não trabalhamos com frete porem ofereceria um bom desconto.
E contrataríamos mais funcionários para o setor de expedição, aplicando treinamento,e para que assim que o cliente efetuasse o pagamento o chefe do estoque receberia uma mensagem em seu sistema para separarem a mercadoria e entregá-la junto com a nota fiscal a expedição.Quando o cliente fosse buscar sua mercadoria apresentasse no setor de expedição o canhoto de pagamento, a mesma teria que já está disponível e o que ele fosse levar na hora, seria marcado como entregue, mesmo que ele fosse buscar restante da mercadoria depois,porem a nota fiscal só sairia com a assinatura do cliente atestando que recebeu toda a mercadoria.
...