Trabalho Restaurante Smak
Por: paulo_ala • 23/5/2015 • Trabalho acadêmico • 880 Palavras (4 Páginas) • 196 Visualizações
3- Nova proposta para o restaurante Smak
Apesar do restaurante Smak está em uma localização atrativa aos clientes no ramo turístico, possui falhas que acabam causando aos mesmos a escolha de outros estabelecimentos alimentícios da região, porém as características marcantes que o restaurante possui podem ser resgatadas de uma forma positiva, para atrair mais clientes e melhorar seu serviço.
Existem falhas no espaço físico que é restrito, podendo servir como um fator negativo para os clientes que se sentem limitados no conforto, a solução sugerida para isto, seria o aluguel de uma área maior, onde possa oferecer aos clientes maior conforto e comodidade, como também uma reorganização de layout dos moveis e na estrutura física, objetivando em: minimizar o investimento de equipamentos, tempo de produção, utilizar o espaço existente de uma forma mais eficiente possível, providenciar ao funcionário um posto de trabalho seguro e confortável e flexibilidade nas operações.
O quadro de funcionários do restaurante, encontra-se deficiente no que tange os segmentos qualitativos e quantitativos, impactando na excelência em atendimento, limpeza, segurança e conforto.
No exercício das suas habituais funções, a Dona Irena ocupa uma parte considerável do seu tempo e esforço a resolver pequenos problemas, que aparecem diariamente, para além de se preocuparem com a inovação, com os fornecedores, com os financiadores e, naturalmente, com os clientes. O restaurante de pequena dimensão, deve ter o cuidado no acompanhamento dos recursos humanos, visto como uma questão estratégica para o futuro da empresa. A contratação deve ser efetuada com 1 colaborador, nos cargos de caixa balcão, garçom e serviços gerais (limpeza). A gestão das pessoas contratadas, suprira as deficiências apresentadas nos serviços do restaurante, devendo-se atentar-se para as seguintes situações: acompanhar de perto os colaboradores, efetuar uma gestão partilhada, mantendo a equipe informada, adotar uma postura de liderança autorizada de quem sabe para onde quer ir e como chegar lá, finalmente assumir que investir na equipe, é a forma mais eficaz de visualizar o crescimento do restaurante.
As opções de cardápio são limitadas e centralizadoras, Dona Irena determina o cardápio, sem consultar o colaborador gastronômico – chef de cozinha Ademir, o qual obtém uma grande experiência culinária.
Um cardápio bem concebido requer considerável planejamento e pesquisa antes de ser finalizado. Muita coisa depende dele para que você não lhe dê a atenção e orçamento que atribui a qualquer outro investimento significativo de capital. Além disso, sua importância é muito grande para que você delegue seu desenvolvimento para um chef ou gerente. A criação do cardápio envolve uma decisão de equipe, que deve incluir o proprietário, o chef ou gerente de cozinha, e mesmo alguns representantes de potenciais clientes.
A importância do conteúdo do cardápio e seu design não podem ser esquecidos. Muito do sucesso de um restaurante será determinado pelo cardápio, e seu planejamento e processo de design devem ser abordados com seriedade e objetividade. Ele deve ser estudado a partir da perspectiva da clientela que o restaurante espera atrair, e, além dos pratos mais tradicionais, as seleções especiais e mais criativas também devem ser incluídas. No entanto, outros aspectos que o planejamento do cardápio deve contemplar são os operacionais como custo de alimentos, o lucro bruto, o tíquete médio, as compras e a preparação e eficiência da cozinha.
Com todos esses aspectos claramente definidos, a criação do cardápio deve acentuar os objetivos positivos do planejamento. Os objetivos de um cardápio podem ser resumidos em cinco afirmações. Um cardápio bem concebido:
- Serve como uma forma eficaz de comunicação, marketing, e ferramente de controle de custos.
- Enfatiza o que o cliente quer e o que o restaurante prepara e serve de melhor.
- Gera o tíquete médio necessário para atingir as metas de vendas e o ponto de equilíbrio.
- Ocupa o pessoal e o equipamento de maneira eficiente.
- Permite previsões mais precisas do mix de vendas.
O planejamento financeiro, é um dos aspectos que o restaurante não consegue criar, implantar e acompanhar. As atividades de compras, cotação e pagamento de fornecedores são centralizadas na dona Irena, os quais impactam em existir um sistema financeiro saudável e rentável, a prospecção financeira deixa de ser fomentada, substituindo por situações operacionais e não estratégicas.
...