Trabalho Teoria Valor de Trabalho
Por: alex1590 • 7/2/2022 • Trabalho acadêmico • 1.294 Palavras (6 Páginas) • 274 Visualizações
1) Explique o que é a teoria valor - trabalho e seus precursores e, de que forma esse conhecimento contribui para o entendimento do funcionamento da economia capitalista. (2,0)
Segundo os liberais clássicos a teoria valor - trabalho consiste na ideia que o valor de uma mercadoria é determinado por uma quantidade de trabalho utilizado para fabricar essa mercadoria, e anteriormente a ela com a sua matéria prima. “O trabalho é o único elemento que gera valor” Karl marx, na teoria o valor de um produto é equivalente ao trabalho empregado nele, sendo assim qualquer valor acima disso é injusto, mais valia segundo Marx onde o sistema capitalista explora os trabalhadores.
Um exemplo seria a diferença de valores entre um carro e um bolo,onde o carro demora cerca de 4 horas para ser produzido, e o bolo cerca de 2 horas para ser assado, então consequentemente o valor de troca de um carro seria igual a dois bolos, devido ao tempo de trabalho empregado. O valor de um produto pode variar com o seu tempo de produção, se um produto era fabricado em um certo período de tempo e passa a ser produzido em um tempo menor devido ao aumento da produtividade do trabalho ou algo do tipo, o seu valor também irá diminuir.
Para Adam Smith o básico para uma mercadoria ter valor era que ela fosse produto do trabalho humano, dizia ele que o valor do produto era a soma de três componentes: o salário, os lucros e os aluguéis. Smith estabelece uma distinção entre preço de mercado e preço natural, o preço de mercado era o real preço do produto, sendo ele determinado pela oferta e pela procura, já o preço natural era a receita da venda do produto fosse apenas o suficiente para gerar algum lucro.
2) Explique o que é equilíbrio de mercado para Adam Smith e, por que é importante
entendermos sobre o que é o equilíbrio de mercado. O que a expressão equilíbrio de
mercado significa? (2,0)
O equilíbrio de mercado é quando a oferta e a demanda de um certo produto estão equilibradas, quando há um equilíbrio no preço, onde a quantidade disponibilizada pelo fabricante é a mesma quantidade que o demandante deseja comprar. O preço que o produtor deseja cobrar é o preço que o demandante deseja pagar, sendo assim há um ponto onde a quantidade e o preço estão em equilíbrio.
Para Adam Smith é necessário haver um equilíbrio de mercado. Entendemos por mercado como a sociedade, os bens e serviços que são produzidos e vendidos. Smith utiliza da mão invisível para relatar que em uma sociedade de livre comércio, sem intervenção do governo, ela irá se regular de forma automática, como se houvesse uma mão invisível por trás de tudo, mesmo as pessoas pensando em somente os seus desejos elas irão cooperar entre si, terão que oferecer produtos e serviços para outras pessoas para conseguirem seu dinheiro e em troca satisfazer seus desejos pessoais. mesmo isso nao sendo de forma consciente as pessoas promovem o interesse público. já dizia ele em uma frase que é possível descrever tudo isso “O que vai gerar a riqueza das nações é o fato de cada indivíduo procurar o seu desenvolvimento e crescimento econômico pessoal”.
3) O que é o mercado? Explique levando em conta o capítulo 2 do livro do Ladislau Dowbor. (2,0)
Considerando o segundo capítulo da "Era do Capital Não Produtivo" do autor Ladislau Dowbor, o mercado é um "lugar" imaterial, mas um lugar condicional onde operam empresas, participantes econômicos e regras de mercado, como oferta e demanda, compra de energia, confiança, etc. Em suma, o mercado é o processo de estabelecimento de modelos e mecanismos de negociação.
4) O que é um mercado oligopolístico? Qual é a relação entre o oligopólio, a nova corrida colonial e o capitalismo periférico? (2,0)
o mercado oligopolístico é um mercado onde poucos concorrentes oferecem produtos similares ou idênticos, a maioria dos mercados mundiais são oligopolistas, poucas grandes marcas que fabricam quase o mesmo produtos, no Brasil podemos citar alguns oligopólios, como as empresas de telefonia, fabricantes de carros, entre muitos outros. no mercado oligopolístico as empresas concorrentes são poucas, e assim possuem chance de combinar o aumento ou a queda do preço, porém, não é muito bem assim que funciona pois cada agente busca o seu próprio benefício. além disso toda nação possui políticas públicas (conjunto de leis- leis anti truste) que vetam essa combinação/cooperação das empresas.
uma grande relação entre os tópicos é a dependência sobre as poucas ofertas de produtos, em um país com o capitalismo periférico a produção de alta tecnologia é uma grande falta, os fabricantes dessas tecnologias são as grandes noções que estão mais avançadas nessa parte, logo nações com economias maiores e estabilizadas, sendo elas uma porcentagem pequena do planeta, já as nações menores se tornam dependentes dessas poucas grandes nações para importação de suas tecnologias.
5) Com a revolução industrial inaugura-se uma nova estrutura de sociedade denominada
...