Trabalho em Grupo
Por: Eduardo Dutra • 18/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.685 Palavras (7 Páginas) • 536 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
O objetivo da produção textual interdisciplinar em grupo é possibilitar ao aluno visualizar na prática os conteúdos estudados nas disciplinas do semestre a partir de uma entrevista em uma empresa. O semestre envolveu os conhecimentos nas seguintes áreas: Fundamentos e Teoria Organizacional, Comunicação e Linguagem, Homem, Cultura e Sociedade, Comportamento Organizacional do curso de Administração.
Para a realização deste trabalho escolhemos uma empresa do segmento de negócios na área de prestação de serviços. Realizamos uma entrevista com o gestor da mesma a fim de averiguar algumas informações acerca dos seguintes aspectos: Apresentação da Organização. Com base na entrevista e na coleta de informações, realizamos um comparativo com a teoria científica e a teoria clássica, a fim de verificar de que modo essas teorias e estes pontos específicos estão presentes na organização pesquisada.
Ainda buscamos informações sobre o modo como está organizado o sistema comunicacional da instituição. Também foi questionado quais outras informações o administrador deve utilizar para tomada de decisões. Investigamos quais são os setores e cargos que compõem a empresa, o grau de relacionamento entre os colaboradores, as políticas de recursos humanos (se existe ou não), presença de grupos de trabalhos (grupos formais e informais), os elementos da cultura organizacional, indicadores de clima organizacional, instrumentos de pesquisa de clima organizacional (se existe ou não) e o estilo de liderança predominante na empresa pesquisada.
2 DESENVOLVIMENTO
1) Apresentação da Organização
Para a realização deste trabalho entrevistamos Marcio Roque Oliveira da Silva, gestor da empresa Lopes Ferreira Severo Serviços Educacionais Ltda, situada na Rua Capitão Apolinário, s/n, Serrinha, Bahia, CNPJ: 08.431.913/0001-74, localizada a aproximadamente 200 quilômetros da Capital, Salvador, Bahia. É uma empresa de cunho familiar que busca por meio da implantação de estrutura educacional continuar prestando um serviço social para a população local do município.
O grupo conhecido como LFS possui referência na cidade por se tratar de cidadãos de renome no município por prestarem atualmente serviços na área de Educação, além de estarem inseridos no quadro político local. Buscam a prestação de serviços educacionais a mais de 30 anos, desde a fundação de uma Escola Estadual em instalações cedidas pelos mais antigos representantes do grupo, o Senhor Ernesto Ferreira da Silva e sua esposa Maria José Araújo Lopes. Sempre preocupados com o crescimento do município e a prestação de serviços comunitários e de fortalecimento da nossa economia, estenderam esta sua contribuição por oportunizar o acesso de centenas de estudantes aos cursos universitários a partir do ano de 2006, mesmo sem apoio das autoridades políticas locais, promovendo o crescimento e desenvolvimento local.
Inicialmente os cursos eram focados na área de educação, buscando assistir os educadores que necessitavam de cursos nesta área para se encaixarem nas exigências da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), sendo ofertados mediante parceria com a Faculdade de Tecnologia e Ciências na modalidade de educação à distância, os cursos de Licenciatura em Biologia, Geografia, História, Letras (Português com inglês), Matemática e Normal Superior. Esta ação foi de grande contribuição tanto para os profissionais da área de educação do município e das localidades circunvizinhas, quanto para a educação do município, dando a possibilidade de muitos que outrora achavam inviável o retorno aos estudos e a inserção em um curso universitário por motivos como distancia ou dificuldades financeiras.
O grupo ainda trouxe para a cidade no ano de 2011, uma das consideradas melhores redes de ensino privado de ensino fundamental e médio, o Colégio Objetivo que disponibiliza serviços de qualidade educacionais. Sobre esta demanda do grupo que iremos analisar.
2) Análise da empresa:
Com base nas observações feitas e nas pesquisas realizadas pudemos verificar que esta empresa algumas semelhanças e diferenças com a teoria científica e a Organização Racional do Trabalho. A ORT tinha como principal objetivo a eliminação de movimentos inúteis a fim de simplificar o trabalho e torna-lo mais rápido. Por isso, realizava a análise do trabalhador, estudo de tempos e movimentos, fragmentação de tarefas e especialização do trabalho (CHIAVENATTO, 1993). Em semelhança podemos destacar a fragmentação de tarefas presente na organização em relação às atividades operacionais (limpeza, recepção, segurança, setor financeiro, administrativo, pedagógico), bem como a especialização exigida para lecionar de acordo com a área de formação. Esta exigência é um fator determinante para assegurar a qualidade da educação, visto que se não houvesse os professores teriam maiores dificuldades para lecionar determinadas disciplinas que não tivessem afinidade. Desta forma, podemos encarar este fato como positivo.
Fayol encarava as funções administrativas como as mais importantes pois controla todas as outras. A sua teoria ficou conhecida como teoria Clássica da Administração. As funções administrativas listadas por Fayol. Atualmente podem ser consideradas como PODC: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. Estas atividades estão diretamente inseridas na organização em análise pois é extremamente necessário planejar com bastante antecedência o ano letivo, desde a área pedagógica, eventos e projetos, bem como o setor financeiro, a publicidade para efetivação das matriculas e investimento na estrutura física. Com base neste planejamento o gestor precisa organizar-se antecipadamente para que as ações sejam postas em prática e dirigir as ações do grupo na direção desejada. Ao final de cada processo é imprescindível o controle a fim de verificar se os objetivos foram atingidos de forma eficiente. Esse processo é constante e intermitente, tornando-se fundamental para o bom andamento dos processos.
Em relação a circulação das informações relacionadas as atividades ali realizadas, pudemos verificar que a empresa utiliza em maior frequência os canais de comunicação informais, espontaneamente, incluindo bilhetes, redes sociais, conversas informais e, algumas vezes, e-mail. Em geral as informações são passadas de forma oral. A instituição comunica-se com o meio externo por meio de propagandas de rádio, outdoor, panfletos, faixas e carros de som. A comunicação é influenciada pelas novas tecnologias, utilizando
...