Transposição Velho Chico
Por: DeboraMMBrito • 22/10/2017 • Artigo • 336 Palavras (2 Páginas) • 288 Visualizações
Atividade Discursiva
Transposição do Rio São Francisco e seus impactos ambientais e sociais
Questão 1
Uma análise criteriosa e investigativa vem sendo feita ao longo do tempo, apesar de todos os contras e obstáculos encontrados pela transposição, concluiu-se favorável essa obra pelo Rima. Entre os fatores que levaram a essa conclusão um é o aumento do emprego e geração de renda significativa para esta região. Mas não para por aí, os benefícios vão além. Sabe-se que a população do semiárido é uma das mais atingidas pela seca, tanto nos centros urbanos e principalmente na área rural, onde a população necessita desse recurso natural (água) para as atividades agropecuárias que é de onde vem o sustento da maioria dessa população. A abrangência dessa obra hídrica levará abastecimento a mais de 390 localidades, com isso as áreas poderão se tornar novamente produtivas com água de qualidade e assim beneficiando a saúde da população.
Questão 2
A fim de amenizar as desigualdades sociais dessa região tão sofrida com a seca, em 2007 o projeto de transposição das águas do Rio São Francisco saiu do papel, projeto este com previsão de entrega da primeira etapa para 2012, porém só em 2017 essa etapa foi concluída, demora esta que causa mais transtornos nos já existentes problemas sociais do semiárido. Acredito que para uma ação rápida e conclusiva de uma obra, que já se arrasta há tanto tempo, tem que haver iniciativa da política publica em querer resolver toda essa logística embaraçosa e sanar, reparar e corrigir as desigualdades sociais existentes no nordeste setentrional.
Questão 3
Além de antiga e gigantesca, é uma obra cara, que já desembolsou dos cofres públicos milhões, com isso as discussão sobre ela são incessantes, como exemplo, a demora na execução, o comprometimento da fauna e flora locais, a qualidade da água, a diminuição da vazão o favorecimento de classes, entre outros debates frequentemente levantados. Já para as populações do nordeste, significa esperança, porque, quando terminada e bem executada, a obra pode garantir que não irão mais sofrer com a falta d'água.
...