Treinamento, Desenvolvimento
Por: emerson-7 • 31/10/2015 • Trabalho acadêmico • 2.891 Palavras (12 Páginas) • 443 Visualizações
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ...................................................................................... 4
2. DESENVOLVIMENTO .......................................................................... 5
2.1 Caracterização da Empresa no Mercado e Práticas de RH ............ 5
2.2 Programa de Treinamento ............................................................... 6
2.3 Programas de Segurança, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho 7
2.4 Análise de Cargos ............................................................................ 8
2.5 Equipes de Trabalho ........................................................................ 10
2.6 Motivação aos Colaboradores ......................................................... 11
2.7 Identificação de Líderes ................................................................... 12
3. CONCLUSÃO ....................................................................................... 13
4. BIBLIOGRAFIA .................................................................................... 14
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo proporcionar a nós, alunos, uma visão abrangente e prática sobre os programas de desenvolvimento de pessoas aplicáveis nas organizações, através de diagnóstico organizacional.
Ao longo deste trabalho abordaremos os temas propostos falando sobre a empresa denominada Supermercado Unicompra, rede alagoana que possui 18 lojas distribuídas em todo Estado, porém falaremos mais a fundo sobre a loja localizada na Rua Cabo Reis, Ponta Grossa em Maceió.
A rede Unicompra está no mercado há 35 anos e possui lojas nas cidades de Maceió, Barra de São Miguel, Arapiraca, Palmeira dos Índios e São Miguel dos Campos. A loja Cabo Reis, a 12ª inaugurada do grupo, foi aberta em fevereiro de 2010.
O Unicompra oferece serviços e produtos de qualidade com preços acessíveis, assim como ambientes agradáveis, boas condições de pagamento e atendimento por profissionais treinados. Desta forma, foi eleito pela revista “Super Hiper” como um dos 100 melhores supermercados do Brasil, o 15º do Nordeste e o 1º em Alagoas.
Sua história é construída com ética, profissionalismo e respeito, tendo como missão encantar o cliente para que o mesmo possa superar suas expectativas e necessidades, e como visão ser um diferencial no mercado varejista, prestando os melhores serviços à sociedade.
A empresa está organizada em nove departamentos e em cada um possui um supervisor, conhecido como encarregado de setor. Os setores são: administrativo, linha de frente, mercearia, padaria/rotisseria, restaurante, hortifruti, açougue/frios, segurança e limpeza. Assim totaliza o número total de 115 funcionários na Loja Cabo Reis.
Inicialmente conversamos com a gestora em RH do supermercado, depois tivemos a oportunidade de conversar com outros colaboradores para aplicar o diagnóstico, e no desenvolvimento deste trabalho apresentaremos as informações obtidas.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Caracterização da Empresa no Mercado e Práticas de RH
Por se tratar de um supermercado varejista, a empresa trabalha com profissionais de diferentes áreas e níveis, pois tem áreas de mercearia, padaria, açougue, entre outras, além da área operacional e administrativa.
A dificuldade maior da empresa em relação ao recrutamento é contratar profissionais da área gerencial (gerente geral e encarregados de setores) que atendam as necessidades da empresa e que aceitem trabalhar com as condições apresentadas, pois como se sabe, assim como outras áreas do setor de comércio, o salário é baixo, e muitas vezes não condiz com as responsabilidades impostas. Para ocupar os cargos mais altos é exigido nível superior e o salário pago pelo comércio não é compatível.
Para a maioria dos cargos o recrutamento é feito através da divulgação das vagas no site da empresa, com link para o candidato fazer seu cadastro, divulgação em sites próprios de recrutamentos, jornais, e parcerias com o SINE da prefeitura. Para os cargos de liderança a vaga é ocupada por indicação ou por promoção de funcionários que já fazem parte da organização.
As práticas de RH que identificamos na empresa foram: a integração de novos funcionários, que trata da apresentação da empresa e boas vindas aos novatos; o treinamento para ter na empresa, profissionais qualificados para atender aos clientes; reuniões com os gestores para planejamento de campanhas e busca de melhores serviços.
A empresa não dispõe de um setor de RH, é apenas uma funcionária formada (gestora em RH) que é responsável pelo recrutamento e seleção, e demais assuntos relacionados à vida dos colaboradores dentro da empresa, como recrutamento, seleção, treinamento, planos de cargos e salários, avaliação de desempenho, incentivos e remuneração. A mesma tem a ajuda de uma assistente administrativa que dá a ela o suporte necessário para a execução do seu trabalho.
2.2 Programa de Treinamento
Antes de se fazer um treinamento em qualquer organização, é fundamental fazer o levantamento das necessidades de treinamento. Na empresa pesquisada, este levantamento é feito através da avaliação do desempenho dos funcionários, a fim de identificar aqueles que estão dando resultados satisfatórios e os que não estão atendendo as expectativas.
Também é feito a observação do clima de trabalho, assim como reunião de setores e de gestores. A necessidade do treinamento também se dá quando acontece de mudar algum processo dentro da empresa e também quando acontece a inserção de novos produtos, daí os funcionários são treinados para dar assistência e tirar dúvidas dos clientes em relação a esses produtos.
Segundo Baccaro, 2009: “Portanto, o objetivo do processo de capacitação é ensinar o indivíduo a pensar, a reelaborar seus significados e a aprender a fazer autocrítica. Ele precisa
...