Treinamento e Desenvolvimento
Por: vfsouza • 19/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.204 Palavras (5 Páginas) • 158 Visualizações
[pic 1]
...............................................................................................................................
ENSINO EAD
ADMINISTRAÇÃO – SÉTIMO SEMESTRE
VIVIANE FERREIRA DE SOUZA – RA 262212014
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
PORTFÓLIO 1
...............................................................................................................................
Guarulhos
2015
VIVIANE FERREIRA DE SOUZA
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
PORTFÓLIO 1
Trabalho apresentado ao Curso Administração da Faculdade ENIAC para a disciplina Treinamento e Desenvolvimento.
Professora: Silvia Regina
Guarulhos
2015
[pic 2]
1 – Diagnóstico
Essa pesquisa permite avaliar a qualidade do ambiente de trabalho e os principais fatores que influenciam a motivação e satisfação através dos seus objetivos determinados na missão e visão , revelando tambem a qualidade do ambiente de trabalho e dos principais fatores que influenciam a motivação e a satisfação sobre a Instituição é essencial para identificar e priorizar oportunidades de melhoria.
Recursos humanos, foi analisado Possibilidades de reconhecer, além das metas, os comportamentos diferenciados e, com isso, trabalhar as competências do cargo e valores institucionais; o setor responsavel quais comportamento, atitudes e competências serão necessárias para o alcance desses objetivos.
Seguimos o seguinte roteiro para determinação desse diagnóstico:1 – O trabalhador não está fazendo o que deveria fazer. Qual influência no desempenho?
Verificar o problema no desempenho real em relação ao desempenho real em relação ao desempenho que o individuo deseja.
2 – É realmente importante? É preciso ser seletivo quanto ao que podemos considerar ou não. Grave ou não.
3 – Será deficiênte de habilidade? Descobrir o verdadeiro problema.
4 – Se deficiência de habilidade, o individuo já foi capaz de resolve-lo no passado? Falta habilidade, esquecimento ou falta de treinamento?
5 – A habilidade é usada frequentemente? O que não é usado cai no esquecimento.
6 – Existe solução mais simples que treinamento? Treinamento demanda muitos recursos, tempo e dinheiro.
7 – O individuo possui a habilidade exigida? Analisar se tem a capacidade necessária para o desempenho padrão ou satisfatório.
8 – Obstáculos ao desempenho. Se pode realizar e não faz existe um motivo . Interesse, motivação, vontade. Necessário analisar o motivo.
9 – Qual a melhor soução? Assim que encontrada a solução para o problema, faz-se necessário analisa-la para mensuração dos resultados que serão obtidos. Seleciona-se a solução mais prática, mais econômica, mais facil, de ser implantada, ou seja, trazer os melhores resultados com menores custos.
2 - Resultados
Da análise do gestor:
Efetuada uma entrevista com o gestor busca-se uma análise organizacional onde propicia informações sobre a impresa, sobre treinamentos e cursos oferecidos. Esta refere-se a organização como um todo, envolvendo o seu ambiente interno, operacional objetivos, seus recursos humanos e clima. O propósito básico é buscar qual o lugar da empresa as atividades devem ser conduzidas pelo treinamento e determina-las.
Pela breve análise pode-se constatar:
• Baixa produtividade
• Falta de padronização
• Excessos de avarias e faltas
• Excessos de erros
• Relações humanas deficientes
• Baixo nivel de cooperação
• Absenteísmo
Da análise dos funcionários:
Esta ferramenta foi aplicada na empresa PETROCARGAS com o intuito de levar as necessidades de treinamento do setor operacional (recebimento \ carregamento \ despacho). Havia uma preocupação pois estava acarretando um prejuízo razoável à empresa no que corresponde a quebra (avarias) e faltas de produtos. Obtendo-se os seguintes:
1 – Seleção
O funcionário começa aqui. A empresa não possui um sistema de seleção, existe apenas a leitura de currículo não levando em consideração requisitos como: escolaridade, idade, sexo ou experiência na área, o que, para determinadas funções seriam de vital importância. Como no caso de conferentes, um mínimo de instrução é desejado. (leitura e contagem).
2 – Funcionários
Apesar de experientes e vindos de outras empresas do ramo, mesmo trabalhado na respectiva área de atuação, não possuem as instruções ou habilidades necessárias para o manuseio de alguns produtos no que se diz respeito aos ajudantes de carregamento.
Quanto aos conferentes, estes também necessitam de algumas instruções quanto ao recebimento das mercadorias, alocação e até mesmo a simples contagem e conferência em si, atividades exclusiva da função.
3 – Infraestrutura
Para o manuseio correto de material, armazenagem, transbordo, arrumação no veículo de viagem/ entrega faz-se necessário, a depender do material, salvo exceções, equipamentos específicos para o trabalho. Produtos como ferragens demandam instrumentos necessários ao seu manuseio, luvas, carrinhos e carregadores, pontes móveis e até mesmo empilhadeiras. Na empresa possui plataforma, que é um piso elevado à altura média dos veículos pesados o que já ajuda e facilita a transferência desses materiais. Mas existe também a necessidade de treino e exigência para com os colaboradores ao correto uso dessas ferramentas e também aos materiais individuais de proteção (EPI’S)
...