Treinamento e Desenvolvimento e Gestão do Desempenho.
Por: infante123 • 2/10/2015 • Trabalho acadêmico • 4.329 Palavras (18 Páginas) • 262 Visualizações
[pic 1]
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Polo Porto Alegre
Curso Superior Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Disciplina: Treinamento e Desenvolvimento e Gestão do Desempenho.
Tutor Presencial e à Distância: Daniella Zandonotto, Rosemeire Farias, Monica Satolani
Greice Kelly Spitznagel Lopes – RA 8742102372
Porto Alegre / RS
2015[pic 2][pic 3]
1 INTRODUÇÃO
Este relatório consiste em apresentar o conhecimento adquirido pelos autores no período de realização das disciplinas de Treinamento e Desenvolvimento e Gestão do Desempenho, na Unidade Porto Alegre da Universidade Anhanguera, a qual nos desafiou a elaborar um programa de treinamento e desenvolvimento para desenvolver nos gestores de uma empresa pública a competência de atuação com foco na gestão de desempenho.
Foram realizadas leituras das bibliografias sugeridas pela disciplina, bem como realizada a busca de mais fontes bibliográficas, que atendessem a realização deste trabalho, com o objetivo de demonstrar engajamento e iniciativa.
Esse aprendizado nos trouxe a possibilidade de ampliar nossos conhecimentos em treinamento e desenvolvimento, o que subsidiará nossas práticas profissionais dentro de uma organização.
2 PLANEJAMENTO DE TREINAMENTO
O treinamento é visto, nos dias de hoje, como uma forma de desenvolver pessoas. Porém, ele só irá cumprir seu papel se for bem “aproveitado”. Para tanto, é necessário cumprir alguns requisitos. Um dos mais importantes, sem dúvida, é descobrir o objetivo deste treinamento, qual sua origem? A quem ele é destinado? São alguns questionamentos básicos para se obter sucesso em um programa de treinamento.
2.1 . DADODS DO SOLICITANTE
ITEM | DESCRIÇÃO |
Nome e cargo do solicitante | Carlos Roberto Ruiz – Secretário de Saúde |
Quantidade de pessoas a serem treinadas | 01 |
Formação da pessoa a ser treinada | Administração |
Área de Especialização | Políticas Públicas em Saúde |
Objetivo do treinamento | Desenvolver as competências em Gestão do Desempenho na área da Saúde. |
Competências a serem desenvolvidas | Gestão de Pessoas Liderança Motivação Ferramentas de Gestão |
Outros objetivos do treinamento | Demonstrar as mudanças nos processos de administração de pessoas; Registrar e implementar a avaliação de desempenho no trabalho. |
Uma ferramenta bem conhecida e que também pode auxiliar, tanto no levantamento das necessidades, quanto no restante do programa de treinamento, são as perguntas formuladas pelo 5W2H, que podemos traduzir como:
- Como treinar?
- Em que treinar?
- Por quem será treinado?
- Onde treinar?
- Quando treinar?
- Para que treinar?
O grupo optou por escolher a empresa Hering Store, pois a mesma pertence aos familiares de umas das integrantes do grupo, de forma que facilitaria o acesso às informações da mesma. Bem como, atendia a proposta do trabalho, sendo que passou por um processo de mudança organizacional e quebra de paradigmas.
Abaixo listamos as informações de identificação da empresa:
Nome da empresa: Hering Store
Contato na empresa: Caroline Lasevitch – Gerente Administrativa
Localização: Avenida Mauá, 2011 – Centro de Porto Alegre
Segmento em que atua: Varejista – Moda
Produtos fabricados e/ou comercializados: Moda Feminina, Masculina e Acessórios
Porte: Pequeno Porte
Número de funcionários: 140
Missão: Encantar nossos clientes através de um mix de atrativo de produtos com um ótimo atendimento, respeitando colaboradores e entregando resultados sustentáveis para o crescimento da empresa.
Visão:
- Ser reconhecido por ter um atendimento que encante, assim como sendo um ambiente de trabalho competitivo e saudável.
- Ser uma empresa de crescimento sadio através da meritocracia em todos os setores.
Valores:
- Cultura de Treinamento
- Foco em resultados
- Encantar os nossos clientes
- Respeito
- Meritocracia
Com base nos estudos realizados, é possível afirmar que, as empresas que pretendem continuar no mercado, necessitam estar aptas para mudar, de forma a se adaptar às exigências do mercado e conseqüentemente dos clientes. Porém, para que essa mudança ocorra, é necessário que “as organizações sejam flexíveis para que possa mudar seus métodos, técnicas, racionalizar processos e ajustar seus planejamentos: estratégicos e operacional sempre que necessários.” (Franco, Rodrigues e Cazela, 2010, p.22).
Diante desta afirmação, podemos citar como uma exigência necessária ao processo de mudança organizacional é a disposição para quebra de paradigmas. Segundo Maximiano (2008, p. 19 apud Franco, Rodrigues e Cazela, 2010, p.31), “o termo paradigma serve para indicar modelos ou padrões, que servem como marcos de referência, para explicar às pessoas como lidar com diferentes situações e ajudá-las nisso”. Sendo assim, devido às constantes transformações do mercado, os paradigmas socialmente convencionados até determinada época, podem não ser mais úteis diante das novas situações que se apresentam.
...