Treinamento e Desenvolvimento na Administração
Por: carllacns • 2/10/2015 • Trabalho acadêmico • 2.711 Palavras (11 Páginas) • 211 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
Curso de Gestão em Recursos Humanos[pic 1]
WAGNER SPINDOLA MEXIAS- RA
PROJETO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO PARA
OS SERVIDORES DO POSTO DE SAÚDE DE ITAMANGÍ
MACAÉ – RJ
Agosto/2015
WAGNER SPINDOLA MEXIAS
PROJETO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO PARA
OS SERVIDORES DO POSTO DE SAÚDE DE ITAMANGÍ
Projeto apresentado ao Secretário de Saúde da prefeitura de Guarié, como ferramenta para aumentar o desempenho do posto de saúde do bairro de Itamangi.
Solicitante: Sr. Carlos, Secretário de saúde de Guarié
MACAÉ – RJ
Agosto/2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 CONCEITO DE T&D
3 OBJETIVOS
4 LNT (Levantamento das Necessidades de Treinamento)
4.1 Mapeamento da unidade
4.2 Indicador de atendimentos por competências fundamentais
4.3 Principais competências
5 DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
5.1 CONTEÚDOS
1- INTRODUÇÃO[pic 2][pic 3]
. Tratando-se de serviço de saúde, o atendimento pode ser entendido de duas formas, a primeira é o momento em que o paciente é atendido pelo médico, que também chamamos de consulta, a segunda é o momento em que o paciente é recebido na unidade de saúde, seja na portaria, no balcão de informações ou no balcão de recepção.
Esse trabalho propõe o estudo dos fatores relacionados ao atendimento operacional do posto de saúde da cidade de Guarié, localizado no bairro Itamangi. A unidade apresenta baixo desempenho necessitando de um plano para capacitação e treinamento dos servidores da unidade.
“Muitas vezes os profissionais não estão bem preparados para atender a população, sem contar que as condições de trabalho e remuneração são ruins” (IDEC, 2003,p.16).
Que os resultados obtidos através desse trabalho possam agregar conhecimentos para que a sociedade civil possa ter através do posto de saúde de Itamangi um serviço de saúde pública adequado, humanizado e eficaz.
2 - CONCEITOS DE T&D
Com o decorrer dos tempos os gestores passaram a perceber as pessoas dentro da organização de maneira diferente. Aqueles que em tempos remotos eram máquinas programadas para realizar tarefas, tornam-se ferramentas de grande valor e de capacidade ilibada de desenvolvimento. Chiavenato afirma que:
As pessoas apresentam uma incrível capacidade de aprender e se desenvolver. A educação está no cerne dessa capacidade. Os processos estão intimamente ligados à educação. (...) Todo modelo de formação, capacitação, educação, treinamento ou desenvolvimento deve assegurar ao ser humano a oportunidade de ser aquilo que pode ser a partir de suas próprias potencialidades, sejam elas inatas ou adquiridas. (CHIAVENATO, 2004 p. 334).
A partir de tal pensamento se torna explícita a necessidade de desenvolver as potencialidades das pessoas, assim consequentemente desenvolvendo a organização.
Dentro do foco da qualificação e o desenvolvimento há abrangência do treinamento que trabalha as necessidades imediatas e técnicas da organização. O treinamento geralmente é realizado em poucas horas, com tempo já estipulado e para sanar a necessidade acerca de uma situação real e imediatamente. Podendo ser realizado em área interior ou exterior as dependências da organização, com planejamento e avaliação posteriores.
O desenvolvimento das pessoas dentro da organização promove uma política decrescimento profissional que se estende tanto vertical como horizontalmente de acordo com o desenvolvimento de competências da organização e dos colaboradores. As sucessões permitem que a pessoa trabalhe em busca do desenvolvimento organizacional, resultando em seu próprio desenvolvimento. Cabe salientar dentro do contexto que se segue, o que diz Chiavenato (2003), afirmando que “o indivíduo percebe as consequências de cada alternativa de ação como um conjunto de possíveis resultados decorrentes de seu comportamento”. Com isso conclui-se a necessidade que as pessoas têm de visualizarem seu próprio crescimento, sendo consequência deste o bom desempenho organizacional.
3 - OBJETIVOS
- Preparar os servidores para a execução das tarefas peculiares ao funcionamento ideal da Unidade de atendimento.
- Preparar os servidores para o desenvolvimento contínuo não só nos seus cargos atuais, mas para outra função a qual o mesmo possa ser considerado.
- Mudar a atitude das pessoas tornando o clima mais satisfatório no ambiente de trabalho.
- Aumentar à motivação e tornar os servidores mais receptivos as técnicas que vierem a ser desenvolvidas para a melhoria da qualidade de atendimento da Unidade.
- Suprir as habilidades requeridas, os conhecimentos e as atitudes específicos para o desempenho eficaz das tarefas do cargo.
- Suprir habilidades conhecimentos e atitudes (CHA), específicas para o desempenho de tarefas futuras.
4 - LNT (Levantamento das Necessidades de Treinamento)[pic 4]
Foram considerados os seguintes aspectos para o desenvolvimento do projeto da Unidade de atendimento
- Identificação do solicitante (secretário de Saúde de Guarié)
- Quantidade de pessoas a serem treinadas
- Formação da pessoa a ser treinada
- Quadro de funcionários da Unidade de atendimento de Itamangi
- Estatística de atendimentos feita pelo Posto de Saúde de Itamangi
- Horário de atendimento do posto
- Principais competências
- Indicador de atendimentos
4.1 - Mapeamento
Informação do Posto de Saúde
Nome e cargo do solicitante | Carlos Roberto Ruiz - Secretário de Educação |
Quantidade de pessoas a serem treinadas | 36 servidores |
Formação da pessoa a ser treinada | Enfermagem |
Objetivo do treinamento | Capacitar o administrador do posto de saúde de Itamangi a fim de obter melhores índices de melhoria nos serviços prestados pelo posto |
(Quadro de funcionários do posto) | O posto de saúde é composto por 34 colaboradores os quais se destacam nas seguintes funções: 4 Atendentes para recepção divididos em escala de horários, 6 enfermeiros divididos em escala de horários, 2 enfermeiros chefes divididos em escalas de horários, 5 médicos que dividem escala de plantões de 24h , 2 médicos para atendimento as famílias que dividem escalas semanais, 8 agentes família, 2 dentistas que dividem escala semanais, 4 colaboradores para serviços gerais divididos em escala de horários, 2 Porteiros, 2 auxiliares administrativos 40h semanais, 2 Atendentes de farmácia 40h semanais, 1 administrador, OBS : O posto não possui profissionais de segurança apenas porteiros. |
Estatística de atendimento do posto | Diário: 100 pessoas Semanal: 500 pessoas Mensal: 2000 pessoas [pic 5] |
Tabela 1
...