Técnicas de Recrutamento e Seleção Saúde e Segurança do Trabalho
Por: Andressa010412 • 31/8/2015 • Trabalho acadêmico • 3.244 Palavras (13 Páginas) • 230 Visualizações
Anhanguera Educacional
Disciplinas Norteadoras: Técnicas de recrutamento e seleção, Saúde e Segurança do trabalho, Relações sindicais e negociações trabalhistas.
Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos - 2° Semestre
Prof.: Ezequiel Tervedo
DESAFIO PROFISSIONAL
Nomes RA
Andressa Roberta Palhares 9744434787
Gisele Filene 9744425223
Jéssica Aparecida Pereira Gimenez 9744430145
Luciene Barbieri Rodrigues 9748445553
Rubia Mara Gomez 9093456272
Vanessa Silva de Oliveira 9093450201
Anhanguera Educacional
2015
Sumário
1 – Introdução-------------------------------------------------------------------------------------3
2 – Quais os motivos de tanta demissão e como evitalos-----------------------------4
3 - Cargos Chave de uma construção civil------------------------------------------------5
4 – Cronograma dos materiais -------------------------------------------------------------11
5 - Treinamento e capacitação sobre segurança, saúde e qualidade de vida no trabalho-------------------------------------------------------------------------------------------11.
6 - Sugestões de reivindicações------------------------------------------------------------15
7 -Relatório final com resolução para o fim da greve---------------------------------15
8 – Considerações finais----------------------------------------------------------------------17
9 - Bibliografia -----------------------------------------------------------------------------------18
1 - Introdução
O presente trabalho tem como objetivo levantar os problemas ocorridos no canteiro de obras da Lopes & Lopes uma empresa da área de construção civil que vem passando por algumas dificuldades apresentadas pelos seus funcionários e suas reivindicações para executar um melhor trabalho.
A necessidade deste trabalho surgiu devido ao fato ocorrido com um de nossos colaboradores e para que, algo com maior gravidade não ocorram será necessário fazer algumas mudanças para isso um levantamento foi realizado com alguns pontos proposto por nossos colaboradores juntamente com o setor de RH.
Alguns pontos serão levantados neste trabalho como recrutamento de novos profissionais, melhorias de salários, a compra de novos equipamentos de proteção individual e também coletiva, estabelecerem um cronograma para entrega desses materiais, um plano de conscientização dos funcionários quanto ao uso desses equipamentos e treinamento para usa-los um plano para oferecer uma melhor qualidade de vida desses funcionários e por ultimo apresentar a proposta que foi considerada satisfatória para todos.
2 - Quais os motivos de tanta demissão e como evitalos
Analisamos, junto com o DP da organização, que o GAP é maior no cargo de mestre de obras.
Essa é a vaga com maior rotativida dentro da empresa. Apesar de o cargo exigir pouca formação, é cada vez mais dificil recrutar pessoas para essa vaga, pois se trata de um trabalho muito pesado, com exposição ao sol e baixa remuneração.
Diante dos resultados, elaboramos um plano de recrutamento externo e seleção para sanar essas deficiencia:
Abriremos novas vagas e para isso os veiculos de comunicação serão jornais, rádio e agencia de empregos, escolas profissionalizantes e panfletagem. O valor oferecido para a vaga é de R$ 1.064,00 por candidato. Para a contratação, o custo com a divulgação será de R$ 1.600,00 total.
O RH tomará frente da seleção dos candidatos, porem quem definirá na verdade a escolha, serão os lideres.
As técnicas citadas acima, serão eficientes para a empresa, porque além do baixo custo, elas atingiram o publico alvo. Trazendo assim, a solução para os demais trabalhadores, que se uniram e promoveram a paralização por falta de colaboradores nessa vaga, acumulando funções aos que continuaram no cargo.
3 - Cargos Chave de uma construção civil
ARQUITETO O que faz: cria o projeto e aprova as plantas na prefeitura. Além disso, fiscaliza a obra, junto com o engenheiro, para ver se está sendo executada conforme o planejado. Quando atua: é o primeiro profissional a ser procurado pelo cliente e deve acompanhá-lo até o final da obra.
ENGENHEIRO O que faz: cuida da execução dos projetos – estrutural, arquitetônico, elétrico e hidráulico. Orienta o mestre-de-obras, ou o encarregado, a respeito de questões técnicas e de acabamentos. Quando atua: desde as fundações até a conclusão da obra.
MESTRE DE OBRAS O que faz: é o intermediário entre o engenheiro e os funcionários. Conhece todas as etapas da obra e confere a execução de cada serviço. Quando atua: desde as fundações até a conclusão da obra.
ENCARREGADO O que faz: é um mestre menos qualificado também conhece todas as etapas da obra e coordena o serviço dos demais funcionários. Trabalha sob as ordens do mestre-de-obras ou, na ausência deste, do engenheiro. Quando atua: desde as fundações até a conclusão da obra.
PEDREIRO O que faz: serviços de alvenaria, revestimentos de paredes e de pisos e acabamentos em geral. Quando atua: desde a montagem do canteiro de obra até os acabamentos.
SERVENTE O que faz: auxilia todos os profissionais da obra. Transporta materiais, prepara argamassa para revestimentos, limpa o canteiro. Quando atua: do início ao fim da obra.
CARPINTEIRO
...