UM ESTUDO DE CASO DA EMPRESA JAPAN MOTOS
Por: Ronald Almeida • 30/1/2018 • Trabalho acadêmico • 797 Palavras (4 Páginas) • 483 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA
CAMPUS BACABAL
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E FILOSOFIA – DCSFIL
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
RONALD ALMEIDA OLIVEIRA
UM ESTUDO DE CASO DA EMPRESA JAPAN MOTOS
Bacabal
2015
RONALD ALMEIDA OLIVEIRA
UM ESTUDO DE CASO DA EMPRESA JAPAN MOTOS
Trabalho apresentado à disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa em Administração do Curso de Administração da UEMA, Campus Bacabal como requisito para obtenção de nota regimental.
Bacabal
2015
SUMÁRIO
1 RESUMO 02
2 HISTÓRICO 02
3 FATORES RELEVANTES 02
4 CONCLUSÃO 03
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 04
1 RESUMO
O objetivo deste trabalho é analisar in loco a empresa Japan Motos e contextualizar aspectos relevantes de suas atividades. A metodologia utilizada inclui pesquisas bibliográfica e estudo de caso. Os dados foram coletados através de entrevistas não-estruturadas, e a abordagem utilizada na análise dos dados foi qualitativa. Na análise foram aferidos a forma de gestão do negócio, a cultura e o ambiente em que a empresa está inserida.
2 HISTÓRICO
A Japan Motos iniciou suas atividades no setor de comércio de motocicletas, peças, acessórios e serviços em 2007 sediada na rodovia BR-316 KM-361 no município de Bacabal. Atualmente possui quinze filiais distribuídas conforme mapa delimitado pela Honda da Amazônia S/A, sua área de atuação abrange: Arari, Alto Alegre do Maranhão, Cantanhede, Coroatá, Lagoa Grande, Lago Açu, Lago da Pedra, Lago do Junco, Lago Verde, Matões do Norte, Olho D’água das Cunhãs, Paulo Ramos, Pirapemas, São Luís Gonzaga do Maranhão e São Mateus e emprega cerca de 100 colaboradores, a Japan é reconhecida pela sua trajetória de sucesso, por meio de órgãos externos e comunidade.
3 FATORES RELEVANTES
Por ser uma concessionária, ou seja, por possuir um privilégio que concede a exploração única e exclusiva de uma marca a empresa se limita contratualmente a buscar outros fornecedores para o seu principal produto. Este contrato de exclusividade foi firmado com a aquisição do extinto grupo Noronha Motos no ano de 2006 pelo grupo Japan de propriedade de Paulo Delfino Fonseca Guimarães, passando a ser o detentor da bandeira Honda no ramo de motocicletas, vale ressaltar que a Honda da Amazônia S/A possui outras modalidades de concessão que não foram cedidas ao grupo, portanto é delimitado o uso da marca apenas no ramo de motocicletas.
Durante o estudo foi feita uma análise de toda estrutura organizacional e houve destaque para aquele de maior relevância para empresa. O destaque se deu em nível operacional no departamento de vendas de motos. Foi delimitado ao termo ‘motos’ pela razão no qual existem vendas de outros produtos relacionados à comercialização da motocicletas como peças, seguros e acessórios. O grau de importância deste setor se dá pelo volume em reais que por hora a empresa decidiu não divulgar.
Segundo Kotler e Armstrong (2007, p. 221) “um dos modos mais importantes de uma empresa se diferenciar das outras é executando consistentemente um serviço de qualidade superior à do que seus concorrentes oferecem”. A empresa, ao lado de seus vendedores, deve buscar insistentemente a qualidade de seu atendimento para desenvolver boas relações consequentemente seu volume de vendas é beneficiado e o sua liderança no mercado é mantida.
...