UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL
Por: Danilocfv • 4/11/2019 • Resenha • 568 Palavras (3 Páginas) • 391 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL
Resenha Crítica de Caso
Danilo Cesar Faleiros Vaz
Trabalho da disciplina de Gestão de Pessoas
Tutor: Prof. Marcelino Tadeu
Guaratinguetá-SP
2019
A Guarnição de Remo do Exército
Referências: Scott Snook e Jeffrey T. Polzer
Na resenha citada expressa a preparação da equipe de Remo para competições e com um treinador focado em desenvolver o Varsity composta com por 8 dos melhores remadores, mas a preparação se torna um abismo de rendimentos e quedas em resultados que os levam a vários resultados negativos para a equipe Junior, nítido que a sequências de derrotas para Varsity Junior engrandeça a falta de confiança entre os remadores do Varsity.
A cada tentativa abre-se o desespero do Treinador P, pois os resultados negativos a aquela equipe “principal” faz sua preocupação aumentar em relação ao resultado que virá a ser apresentado na competição. Estudos foram feitos como para a extração do melhor resultado ao treinador que além de confiar no seu próprio critério como treinador experiente, truxem também estudos do CEP – Centro de Excelência de Desempenho que conduzia profissionais para atingirem o máximo de desempenho individual e de equipes. Pessoas preparadas para a extração e desenvolvimento para evolução e melhor rendimento da equipe que em um primeiro momento os membros da equipe do Varsity rotulou como frescura por parte do Treinador P.
Com o decorrer das tentativas do Mister P e a proximidade a qual o prazo para as competições estava a chegar sua angustia aumentava, as possibilidades de mesclar os atletas e até mesmo uma troca brusca da equipe eram evidentes em seu planejamento.
Os remadores do Varsity Junior se sobressaiam a cada Sprint e a dúvida pairava, mas era evidente que a dedicação da equipe 2 estava em evolução, pois a cada vitória o entrosamento da equipe se equalizava a todos os membros e as remadas se sincronizavam a cada entrar e sair do remo na agua. Os resultados ampliavam ainda mais o Treinador P as dúvidas e suas opções diminuía. A troca de dos remadores trouxe resultados alguns desagrados e resultados que ainda não surtia o efeito esperado.
Apesar do Varsity estar com os melhores remadores a equipe não sincronizava e não existia a entrega da equipe como Varsity Junior e isso os diferenciava. O caso assemelha-se a uma seleção de futebol que possui ótimos armadores e goleadores, mas o sistema defensivo é falho. Com os resultados negativos as falhas são enaltecidas pelos membros levando-os a apontarem os defeitos individuais que são impactados diretamente provocando a cada rodada a queda no desempenho coletivo.
Devido à proximidade da competição e os elevados resultados do Varsity Junior a melhor opção seria a troca dos barcos como feito em meados da década de 90, no qual na época as duas equipes se sobressaíram na competição. Essa decisão enaltecerá o Varsity Junior com desempenho em ascensão e também mostrará que o Varsity precisa de sair de sua zona de conforto, entrosar a equipe para retornar ao desenvolvimento e torna-los novamente os 8 melhores remadores.
...