Usando downsizing
Pesquisas Acadêmicas: Usando downsizing. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fabianocordeiro • 7/11/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 1.383 Palavras (6 Páginas) • 422 Visualizações
DOWNSIZING
Fabiano Cordeiro Nunes
Professor- Cyro Gudolle Sobragi
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso (LOD0162) – Prática do Módulo I
17/10/2012
RESUMO
O downsizing começou a ser praticado por algumas organizações, na década de 70 nos Estados Unidos, por motivo de concorrência por parte de empresas asiáticas, e em meados da década de 80 esta pratica chegou ao Brasil. O significado de downsizing em uma tradução livre é achatamento, redução de tamanho e principalmente de custos. O objetivo deste artigo é descrever e analisar a técnica do downsizing, essa analise foi feita pelo método de pesquisa bibliográfica. O downsizing tem basicamente a finalidade de reduzir custos e eliminar o excesso de burocracia e agilizar o processo de tomada de decisões, ajudando a empresa a atingir níveis mais altos de competitividade e a recuperação de dificuldades financeiras. Existem dois modelos de downsizing, o downsizing de convergência implementado a longo prazo, menos radical, e o downsizing de reorientação implementado a curto prazo, este modelo é mais radical que o anterior. Mas esta ferramenta deve ser utilizada com certo cuidado, pois esta pratica possui vantagens e desvantagens que influenciam diretamente nos resultados da empresa.
Palavras-chave: Downsizing. Reestruturação. Demissão
1 INTRODUÇÃO
A partir da década de 70 organizações americanas passaram a demonstrar algumas fragilidades no âmbito de sua gestão e com isto estavam perdendo mercado para organizações de outros continentes, principalmente a de países asiáticos (Japonesas e Coreanas). Neste contexto, as organizações americanas necessitavam buscar alternativas e equilíbrio para suas operações, surgindo um novo conceito denominado de downsizing.
Com o novo cenário de uma competição a nível global as organizações tem a necessidade de se manter vivas e competitivas, utilizando-se de mecanismos e ferramentas gerenciais capazes de proporcionar uma maior eficiência e eficácia em termos de gestão, adotando a reengenharia de processos, participando de fusões e aquisições, implementando programas de qualidade total e também o downsizing que é o tema central deste trabalho.
Pesquisa envolvendo 300 organizações globais com, no mínimo, 500 funcionários realizada pela consultoria Lee Hecth Harrison, revelou que 50% dessas empresas fizeram downsizing (jargão para demissão em massa) ao menos três vezes nos últimos três anos. Outro estudo, da Fundação Getulio Vargas, mostra que, até os anos 80, 30 cargos separavam um operário do presidente da empresa. Hoje, entre as duas pontas há apenas seis níveis hierárquicos. Traduzindo: a estrutura das organizações está cada vez mais enxuta e, no caso dos gerentes, isso quer dizer que eles têm cada vez mais atribuições e mais gente sob seu comando. Através de uma pesquisa bibliográfica foi possível proporcionar um entendimento geral sobre esta técnica.
2 DOWNSIZING
2.1 CONCEITO
O downsizing é utilizado na administração, e têm como significado em uma tradução livre o achatamento, o qual se pode afirmar que é um processo de reestruturação organizacional baseado na redução dos níveis hierárquicos das organizações.
A partir da década de 80 as organizações cresciam de forma desordenada, com estruturas robustas, com excesso de burocracia em seus processos, tornando lentas as tomadas de decisões e inflexíveis. Com a globalização as organizações perceberam a necessidade de se reestruturar para sobreviver às mudanças de um mercado mais competitivo, onde quem apresenta uma maior capacidade de adaptação, agilidade, flexibilidade dentre outros aspectos pode se manter “viva”.
O downsizing tem o objetivo de ajudar a organização a ficar mais enxuta, eliminando os funcionários em excesso ou de qualificações inadequadas, adequando a estrutura organizacional as operações da empresa (CHIAVENATO, 2008).
No Brasil teve inicio, por meados da década de 80, tendo como estratégia a redução de custos e redução estrutural das organizações, muito disto em razão do cenário econômico da época. (CALDAS, 2000)
Para Caldas (2000) o downsizing passou a fazer parte das estratégias, de sobrevivência das organizações, visando continuamente à redução de seus custos, para mantê-las competitivas e produtivas.
Segundo Oliveira (2008, p. 407) “é o processo empregado para diminuir o tamanho da organização e enxugar sua estrutura, visando aproximar a decisão da ação. Inclui demissão de pessoal e podem envolver departamentos inteiros, organizações coligadas e subsidiarias”.
2.2 FATORES QUE LEVAM AO DOWNSIZING
As constantes mudanças nos negócios, melhorar os recursos internos, como aproveitar melhor os colaboradores, fusões, aquisições, incorporações, terceirização, ameaça de falência, perda de competitividade e empresas financeiramente fracas.
É uma ferramenta de gestão que geralmente é utilizada como ultimo recurso por parte das empresas que estão em crise, com dificuldade no orçamento, ou em declínio no seu segmento, a empresa é um organismo vivo, que precisa fazer ajustes e adaptar-se às constantes mudanças no ambiente (ALVAREZ, 2001).
2.3 OBJETIVOS
Segundo Lacombe (2009, p. 228) as empresas executam o programa downsizing para:
• Redução de custos;
• Aumentar a flexibilidade e adaptabilidade da organização;
• Agilizar as tomadas de decisão;
• Difundir novas ideias mais rapidamente;
• Responder mais rapidamente as ações do concorrente;
• Comunicação menos destorcida e mais rápida;
• Promoção de sinergia dentro da empresa;
• Elevação da moral na gerência geral;
• Aumentar a produtividade;
• Aumentar
...