VISÃO E RELAÇÕES - ELEMENTOS PARA UM METAMODELO EMPREENDEDOR
Por: Rafael Barros • 16/6/2016 • Resenha • 406 Palavras (2 Páginas) • 684 Visualizações
Resenha
“VISÃO E RELAÇÕES: ELEMENTOS PARA
UM METAMODELO EMPREENDEDOR”
Louis Jacques Filion escreveu este artigo visando explicar porque a visão futura justifica o sucesso de empreendedores nos negócios. O artigo “simplifica” o pensamento estratégico com modelos de ação próximos à realidade, no que tange o proceder na área organizacional, deixando de lado algumas abordagens que, para Filion, são enfadonhas para pequenos empreendedores. Ele debate alguns pontos na atividade empreendedora: a ação/visão, a pesquisa e suas metodologias, e educação/treinamento.
Treinamento
Em termos de educação para a atividade empreendedora, foca-se no fato de que não devem haver apenas empreendedores analíticos ou voltados apenas ao cumprimento de simples objetivos, mas também empreendedores com capacidade de construir e aprimorar relações interpessoais visando o desenvolvimento de suas principais capacidades, as daqueles que estiverem por perto, e a consequente expansão dos planos que forem idealizados. Dessa forma surgem pessoas criativas, capazes de “tocar pra frente” seus projetos, e de expandir objetivos.
Pesquisa
No que se refere a pesquisa na atividade empreendedora, Filion explica que há uma ligação entre a metodologia de pesquisa e o objetivo desejado quando o pensamento é o referencial. Segundo consta no artigo, os resultados das pesquisas podem ser divididos em dois grupos: os que aperfeiçoam o conhecimento de um aspecto da realidade estudada e os que aperfeiçoam a forma de pensar e de operar numa área particular.
Visão
O pensamento baseado em uma visão torna propícia a ação estratégica e a reflexão do empreendedor. Isto facilita a integração dos partícipes da equipe no projeto em que estiverem trabalhando e a tangibilização dos objetivos que forem idealizados. A visão é um dos pontos mais abordados, pois, segundo Filion, rende um aprendizado capaz de fornecer uma estrutura de referência que auxilie o empreendedor a articular melhor o seu desenvolvimento. Caso aplicada, tal visão torna o empreendedor capaz de atingir o equilíbrio entre o sonho e a realidade. A formação de um sistema de relações também é ressaltada como uma peça-chave, e a pesquisa realizada no artigo comprova que o sucesso surge graças a relações que contribuam para a realização dessas visões, e não um sistema de relações focado no próprio ser.
Uma pequena parcela dos empreendedores estudados possuíam uma visão correta a respeito da posição desejada para seu empreendimento numa projeção de, em média, 4 anos a frente. Entretanto, os mais bem-sucedidos aparentavam ter idealizado para sua empresa diversos cenários possíveis. Em suma, a visão parece fornecer ao empreendedor um referencial que o ajuda a chegar aonde deseja ir.
...