ÁREA: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS – SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO
Por: LaviniaZanelato • 30/8/2019 • Artigo • 3.593 Palavras (15 Páginas) • 153 Visualizações
A racionalidade das decisões de compras: o caso da Elenita Comércio de Bijuterias Ltda
Taynara do Nascimento dos Santos [1]
Mônica Herek [2]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ – CAMPUS PARANAVAÍ
ÁREA: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS – SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO
RESUMO
O presente estudo tem como objetivo geral analisar o processo de tomada de decisão, por meio da visão cognitiva e a racionalidade humana, em uma empresa do comércio varejista de bijuterias da região noroeste do Paraná. Portanto, a pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, utilizando o método de estudo de caso tendo como base a coleta de dados por meio de entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi traçada nos depoimentos da entrevistada em compilação com a teoria, Os resultados demostram que o processo de tomada de decisão é conduzido principalmente pelos gestores e que as informações na organização é essenciais para alcançar os objetivos organizacionais.
Palavras- chave: Processo de tomada de decisão; Visão cognitiva; Racionalidade humana.
1. INTRODUÇÃO
Os estudos do processo decisório vêm se destacando ao longo dos anos. Isso se deve, aos crescentes estudos sobre novos métodos de administração neste período. Estes estudos se tornaram mais evidentes com Herbet Simon nos anos 70, que utilizou o processo de decisão para explicar o comportamento humano nas organizações. Ele afirma que a Teoria Comportamental concebeu nas organizações um sistema de decisões. Nessa teoria cada indivíduo contribui conscientemente, tomando decisões racionais sobre seu comportamento (SALES, 2014).
Portanto, o artigo tem como objetivo geral analisar o processo de tomada de decisão, por meio da visão cognitiva e a racionalidade humana. Os objetivos específicos foram demarcados da seguinte maneira: a) descrever a empresa Elenita Comércio de Bijuterias Ltda; b) descrever o sistema de informação usado pela organização; c) descrever o processo de tomada de decisão de compras pelo gestor; d) descrever os meios que afetam o processo de tomada de decisão.
Este artigo está estruturado em seis partes, sendo a primeira esta introdução. A segunda refere-se à construção do arcabouço teórico. A fundamentação teórica explica sobre a organização e o processo de tomada de decisão com a explicação da visão cognitiva colocada neste contexto. A terceira parte apresenta o design metodológico que orienta a coleta e análise dos dados. A quarta parte corresponde à introdução e descrição do objeto empírico em análise. A quinta parte apresenta as análises pelo confronto teórico empírico. E por fim, a sexta parte apresenta as considerações finais. Complementado após a parte textual são apresentadas as referências bibliográficas pertinentes a este trabalho.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
Como o propósito de sustentar teoricamente as discussões desta pesquisa esta seção apresenta seguinte estrutura: a) Processo de Tomada de Decisão b) A informação no processo de tomada de decisão e c) Racionalidade limitada e a visão cognitiva no processo de tomada de decisão
2.1 PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO
As organizações constantemente encontram problemas para tomar decisões. Uma pessoa física, normalmente um líder, pode analisar os problemas encontrados e escolher a melhor alternativa de decisão de modo informal. Nas organizações os problemas são geralmente mais amplos e complexos, que envolvem riscos e incertezas, necessitando de opiniões diversas e envolvendo diversos níveis funcionais. O processo de decisão deve ser constituído e resolvido de modo formal, detalhado, consistente e transparente (SANTOS,2002).
Segundo Chiavenato (2003, p.348):
A organização é um sistema de decisões em que cada pessoa participa consciente e racionalmente, escolhendo e decidindo entre alternativas mais ou menos racionais que são apresentadas de acordo com sua personalidade, motivações e atitudes.
De acordo com Porto (2004, p. 2):
A decisão, em sua essência, representa uma escolha realizada a partir de várias alternativas para se lidar com dado problema que, em geral, envolve a diferença entre a situação que se deseja e a situação real que se encontra. Assim, a tomada de decisão, pode ser representada pelo processo de escolha entre os diversos cursos de ação para resolver um problema.
Caravantes (et. al., 2005) explica que tomar decisões é o processo de escolher uma dentre um conjunto de alternativas, e que caberá ao tomador de decisão reconhecer e identificar a situação, gerar, avaliar, selecionar a melhor alternativa, programar a alternativa escolhida e avaliar os resultados.
Portanto, o processo de tomada de decisão compõe uma função efetiva na organização determinando, por vezes, ou seu sucesso ou seu fracasso, dependendo do acerto ou do erro a partir da decisão tomada de uma entre várias opções possíveis. Os fatos que geram o comportamento administrativo com base no qual serão tomadas as decisões organizacionais (DANTAS,2005).
2.2 A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO
A importância da informação para as organizações, como um método universal reconhecido, constitui, senão um dos mais importantes recursos para gestão e aproveitamento, a fim de alcançar sucesso organizacional. De modo que os esforços principais estejam voltados para busca e a sustentação da informação necessária para sobrevivência, a gestão e a vantagem competitiva. Ressaltando ainda mais a importância do processamento da informação no contexto de qualquer organização (DANTAS 2005 apud Moresi, 2000).
Segundo Oliveira (2009) no processo de tomada de decisão, a informação é uma importante solução, sendo considerada benéfica e relevante quando possui a capacidade de afetar a obtenção dos objetivos e metas da organização.
Para Rezende e Abreu (2003) as informações e seus relativos sistemas exercem funções fundamentais nas organizações. A informação é um recurso estratégico que tem valor bastante significativo. São necessários três passos para valorização da informação: conhecer, selecionar e usar a informação.
Portanto, “a informação de qualquer natureza (científica, econômica, social, técnica, gerencial) é considerada como insumo básico do atual cenário competitivo” (DANTAS, 2005, p. 24). Como a informação tem função de apoio aos tomadores de decisão, é importante que cada segmento de mercado direcione seus esforços para a captura, a armazenagem e a utilização da informação correta (DANTAS,2005)
2.3 A VISÃO COGNITIVA E A RACIONALIDADE LIMITADA NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO
Motta e Vasconcelos (2006) descreve o homem, pela abordagem racional, como um ser iminentemente racional e que, ao tomar decisão, conhece todos os cursos de ação disponíveis, bem como as consequências da opção por qualquer um deles. Por essa razão pode escolher sempre a melhor alternativa e maximizar os resultados de sua decisão.
...