Ética Aristotélica
Por: Bruno Suzin • 3/7/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 417 Palavras (2 Páginas) • 197 Visualizações
Ética Aristotélica
Ressaltando a relevância desta proposta ética, justifica a necessidade humana. A virtude relaciona-se com paixões e ações, mas, um sentimento ou uma ação pode ser voluntária ou involuntária sendo a felicidade a melhor, e mais nobre e aprazível coisa do mundo, não sendo propriamente a felicidade a riqueza, a honra ou prazer. a felicidade necessita igualmente desses bens exteriores porque e impossível realizar atos que nobres sem os meios .consideramos bens aquelas atividades da alma, a felicidade identifica se com a virtude,pois a virtude pertence a atividade virtuosa.
Segundo Aristóteles há três tipos de conhecimento, Teórico, Prático e Produtivo. A ética não é constituída de uma ciência separada, mas apenas como um estudo de caráter ou discussões. O exame ético considera o individuo membro da sociedade, por outro lado o político tem como principio o fato da boa vida da cidade.
O objetivo é mostrar que o estudo da ética aristotélica é fundamental para a reflexão da ética ocidental. Pois a ética aristotélica é fundamentada no bom senso, fundada nos juízos morais do homem bom e virtuoso. E assim se evidencia que o bem do homem é a felicidade, que todo homem tem que buscar com suas ações, senta a felicidade uma atividade da alma conforme a razão e a virtude. Para se chegar à plena felicidade dentro da sociedade, a justiça entre os indivíduos devera estar presentes, para não se haver desigualdades, mas sim o meio termo entre as partes, inclusive no que diz respeito aos relacionamentos.
O homem é um ser político A participação na polis é a essência do agir humano para o bem supremo, que é a finalidade da atividade humana, O governo tem por obrigação educar os seus cidadãos a agirem moralmente, para assim eles entenderem qual é a importância da felicidade, não somente para eles, mas também para os demais integrantes da sociedade. As éticas são apreendidas pelo hábito, estas que vão regular a vida dos indivíduos em um âmbito mais prático, pois cada um através do justo meio irá ter que encontrar a medianidade de seus vícios, sentimentos, paixões e ações. As virtude dianoéticas são as virtudes da razão humana, que devem dirigir corretamente a vida do homem, e isto irá se der pela contemplação, onde o indivíduo refletirá, buscando a maneira adequada de agir, transpondo assim para a vida pratica não o justo meio, mas sim a verdade de suas ações, e é através da prudência, que se busca a verdade a respeito da ação que deve ser.
...