ÍNDICES DE EMPREGABILIDADE DOS DISCENTES DA CESUCA CONTEMPLANDO OS CURSOS DE MAIOR PROCURA
Por: Marcelo Denega • 7/3/2020 • Projeto de pesquisa • 1.240 Palavras (5 Páginas) • 163 Visualizações
ÍNDICES DE EMPREGABILIDADE DOS DISCENTES DA CESUCA CONTEMPLANDO OS CURSOS DE MAIOR PROCURA
Professora:
Me. Caroline Chagas Prates
Resumo: Este estudo apresenta os índices de empregabilidade dos alunos da CESUCA (Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha), abrangendo os cursos de maior procura, sendo eles: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Jurídicas e Sociais, Enfermagem, Engenharia de Produção e Psicologia. Para tanto, através da inferência estatística, foi realizado o planejamento de amostra e identificado a necessidade de utilizar a metodologia de amostragem estratificada, considerando como variáveis os cursos com o maior número de alunos. Como instrumento de pesquisa foi aplicado um questionário objetivo para obtenção das informações necessárias para análise do cenário e, posteriormente, realização das ponderações junto a exposição dos resultados encontrados. Concluindo, os maiores índices de empregabilidade se encontram, respectivamente, nos cursos de Engenharia de Produção e Administração comparado aos cursos de Enfermagem e Psicologia, apresentando os índices mais baixos.
Palavras-chave: Inferência estatística; Amostragem estratificada; índices de empregabilidade.
1 Tema de atuação e questão “X”
Não há como negar que todos preocupam-se com a sua colocação no mercado de trabalho, principalmente durante e após a conclusão da graduação, porém, antes da escolha da graduação, sempre se põe na balança as oportunidades e portas abertas para aquele determinado curso. Em virtude disso, este estudo tem como ideia central expor o cenário da empregabilidade dos discentes da instituição de ensino Cesuca (Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha), dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Jurídicas e Sociais, Enfermagem, Engenharia de Produção e Psicologia, identificando dentre eles qual possui o maior índice de alunos que se encontram ativamente no mercado de trabalho e dentre outras análises correlacionadas.
2 Planejamento de Amostra
2.1 Tamanho da Amostra
Tendo em vista a não homogeneidade nessa população, o tipo de amostragem que melhor se adequa é a proporcional estratificada. Abaixo segue a Tabela 1:
Tabela 1
Com base nos estudos em sala de aula, foi identificada a população finita e, portanto, utilizadas as fórmulas abaixo para cálculo:
Onde:
N = Tamanho do número da população
n = Tamanho da amostra
E = erro amostral tolerável
Por meio dos dados populacionais e fórmulas descritas, foi definido o erro amostral de 8% e realizados os cálculos, concluindo a necessidade de uma amostra de quantidade mínima de 146,91116 alunos. Para melhor manipulação dos dados, este número foi arredondado para 150 pessoas. Considerando o tipo de amostragem proporcional, se fez necessário identificar a representatividade de cada curso. Tais dados constam na tabela 1.
2.2 Coleta de Dados
A coleta de dados foi efetuada por meio de um questionário (Anexo¹), com respostas online e presenciais (salas de aula).
3 Dados
3.1 Tabelas Principais
Abaixo encontram-se as tabelas principais e no Anexo² as com dados das demais informações:
● Tabela geral:
● Tabela empregabilidade por curso e regime de trabalho:
● Desempregados por gênero:
3.2 Intervalos de Confiança para Proporções
Ao finalizar a tabulação dos dados, foi efetuado os cálculos para identificar o intervalo de confiança para cada curso, seguindo a seguinte fórmula:
Onde:
= Desvio Calculado
n = Tamanho da amostra
x = número de sucesso
P = Proporção (x/n)
Po = Resultante de P
= Erro amostral (nível)
= Erro amostral convertido com a tabela Z
4 Análises de Resultados
Por meio de todo desenvolvimento e fundamentação do estudo, desmembramos as informações obtidas em três análises principais: geral, por gênero e curso. Todas as análises aqui expostas estão embasadas com dados amostrais fidedignos, obtidos no segundo semestre de 2018, considerando os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Jurídicas e Sociais, Enfermagem, Engenharia de Produção e Psicologia, a métrica de um intervalo de 92% de confiança. Todos os cálculos estão disponíveis no Anexo³.
4.1 Resultado Geral
O índice geral de alunos desempregados do Cesuca, para o período e os cursos analisados, encontra-se no intervalo de 11,34% a 21,99%, em contrapartida, o índice de alunos empregados, nota-se uma quantidade maior significativa, sendo de 78,01% á 88,65% da amostra.
4.2 Resultado por Gênero
A pesquisa apontou uma diferença expressiva na avaliação do índice de desemprego quando classificados por gênero, onde o sexo feminino corresponde de 71,17% a 96,83% dos desempregados, comparado ao sexo masculino, em que apresentou uma faixa de desempregados de 3,17% a 28,83%.
4.3 Resultado por Curso
A empregabilidade estratificada por curso apresentou uma variabilidade de acordo com área de atuação. Abaixo podemos visualizar, de forma mais objetiva, através da tabela 2, os percentuais encontrados:
Tabela 2
O curso de Engenharia de Produção apresentou o maior índice de empregabilidade, onde 100% da amostra informou estarem empregados.
...