TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A APRESENTAÇÃO DO BELO SOB A ÓTICA CONCEITUAL NO FILME DIÁRIO DE UMA PAIXÃO

Por:   •  31/10/2022  •  Resenha  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 3

APRESENTAÇÃO DO BELO SOB A ÓTICA CONCEITUAL NO FILME DIÁRIO DE

UMA PAIXÃO

Esta pesquisa visa trabalhar o conceito do que é belo na visão de alguns filósofos

através do filme de drama romântico Diário de uma paixão. Diário de uma paixão é

um filme estadunidense de 2004 dirigido por Nick Cassavetes, baseado no romance

best-seller de Nicholas Sparks, The Notebook, o filme conta a história de

oportunidades perdidas, amadurecimento e o poder do amor duradouro.

Na década de 1940, a adolescente Allie Hamilton (Rachel McAdams) viaja para a

cidade litorânea de Seabrook, Carolina do Norte, para férias de verão com sua

família, quando conhece Noah Calhoun (Ryan Gosling), um garoto que mora na

cidade. Noah achou que foi amor à primeira vista. Embora a menina venha de uma

família rica e ele seja operário, os dois se apaixonam em um verão cheio de emoção

e liberdade. Eles são dilacerados pelas circunstâncias e pela repentina eclosão da

Segunda Guerra Mundial, mas ambos são assombrados pelas memórias um do

outro. Quando Noah volta para casa depois da guerra, Allie se foi para sempre de

sua vida, mas não de seu coração. Embora Noah ainda não saiba, Allie voltou ao

seu amado Seabrook. Acontece que ela agora está noiva de Lon (James Marsden),

um soldado rico que ela conhece enquanto trabalhava como voluntária em um

hospital. Décadas depois, um homem (James Garner) lê um velho caderno para

uma mulher (Gina Rowlands) que ele visita frequentemente em um asilo. Apesar de

sua memória prejudicada, ela é atraída pela história emocional de Allie e Noah e, por

um breve momento, consegue reviver um momento apaixonado e tumultuado em

que eles prometeram ficar juntos para sempre.

Segundo Aristóteles o Belo não pode ser desligado do homem, já que ele está em

nós, é uma fabricação humana, o que vai garantir beleza a uma obra,

para Aristóteles, é a proporção, a simetria, a ordem, a justa medida. Em uma cena

do filme esse conceito é bem retratado, onde Allie está com um amigo em uma roda

gigante e Noah está olhando fascinado para ela, querendo marcar um encontro.

Nela é mostrado como círculo da roda gigante possui a ideia de um círculo perfeito,

que está em ordem, em ritmo, nada saindo do seu eixo e logo depois Noah

interrompe o fluxo perfeito da mesma e se atreve a invadir o espaço,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (44.2 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com